;

Header Ads

PROGRAMA 'REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS' CHEGA AO BAIRRO SERRA AZUL

O programa rede de vizinhos protegidos que já se encontra em funcionamento no bairro Parque das Pedras Preciosas chega agora ao bairro Serra Azul, onde foi inaugurado oficialmente no último dia 22.



O programa teve origem na capital mineira há cerca de cinco anos, onde a comunidade se uniu à Polícia Militar na busca da redução da criminalidade.
A essência do programa é a proximidade entre polícia e comunidade, a vigilância constante e a cumplicidade entre os moradores. Uma das armas é o apito que é utilizado sempre que há suspeita ou flagrante de crime, inibindo a ação delituosa.

Foi constatado que, não diferente da realidade dos demais bairros, no Serra Azul, a grande maioria dos vizinhos ainda não se conhece. As ruas costumam ficar desertas durante grande parte do dia e os moradores sem muito contato entre si.

A “Rede de Vizinhos Protegidos” veio para mudar essa realidade, sendo uma parceria da PM com a comunidade. Nele, os próprios vizinhos funcionam como “câmeras vivas”. Eles adotam estratégias de prevenção e são orientados pela Polícia Militar, protegendo-se mutuamente e interagindo de forma solidária, além de repassar informações à polícia. Para tanto, é necessário conhecer o vizinho, seus contatos e até mesmo hábitos.

Após a mobilização das pessoas, foram feitas reuniões com os moradores do bairro a fim de que haja uma conscientização na mudança dos seus hábitos. Após o inicio das reuniões onde os moradores receberam dicas de auto proteção e orientações sobre a participação de cada um na rede de vigilância, decidiu-se pela inauguração do programa.

A expectativa é de que tão logo se perceba os resultados do programa, sendo manifesta através da sensação de segurança e entrosamento dos moradores.

A intenção da Polícia Militar de Lavras é expandir o programa para outros bairros da cidade, onde a demanda é maior ainda.

Qualquer comunidade, bairro ou rua podem ter uma Rede de Vizinhos em sua região. Primeiro é preciso sensibilizar as pessoas. É preciso organização, interesse, engajamento e comprometimento dos moradores, sendo estes os fatores que renderam ao bairro o êxito do programa.

Um comentário:

  1. Esse programa deveria ser estendido a todos os bairros de Lavras. A criminalidade cresce assustadoramente e qualquer iniciativa que nos auxilie a combate-la é sempre muito bem vinda.

    ResponderExcluir