Número de moradores de rua aumenta e provoca transtornos em Lavras

Protegidos sob marquises ou na sombra das árvores, vagando pelas ruas ou procurando materiais recicláveis nos cestos de lixo, os moradores de rua são comuns no centro da cidade. O inconveniente é que com eles, a sujeira e a insegurança rondam quem mora ou trabalha nas proximidades.

Alguns comerciantes até já se acostumaram com a rotina de, quase todos os dias, tirar colchões velhos e papelões da frente da loja e limpar o local com creolina para amenizar o cheiro de urina deixado pelos ‘inquilinos’.

"Eles deixam sujeira nos locais em que dormem e a gente fica com medo de ser atacada porque muitos deles bebem e se tornam agressivos", diz Helena Rodrigues, que trabalha em uma lanchonete no centro da cidade.

Eles aparecem na hora do almoço e aproveitam o movimento para pedir dinheiro aos clientes ou marmita aos donos dos estabelecimentos.

O problema também incomoda quem frequenta o terminal rodoviário de Lavras. Usuários e taxistas reclamam do assédio constante de mendigos no local.


24/08/10

Postar um comentário

  1. não acho que o povo de Lavras é "BREGA"os universitários adoram sertanejo,a cidade ferve...é bom d+

    ResponderExcluir
  2. Mendicância, são caracteriscas de cidade e terceiro mundo, onde falta tudo, estudo, emprego, amparo da familia, e lazer. Isso reflete negativamente para uma cidade como Lavras, cade a assistência social desse cidade. Sou Lavrense, e hj moro fora, mas quando visito a cidade, posso ver esse tipo de coisas, como muitas outras que ainda precisa ser melhorada nessa cidade, é muito desagradável vc estar em um recinto e ser abordado por essas pessoas, mas agente que tem coração fica com dó, e acaba cedendo a seus pedidos, cabe a Prefeitura tomar a atitudes para acabar com esse tipo de situação, isso se chama sintomas de pobreza, e é o municipio que tem que tomar as atitudes pra que isso acabe.

    ResponderExcluir
  3. Moradores de rua é sinal que alguma coisa vai mal na cidade, é muito feio ver isso por ai, em uma cidade que se diz ter uma das melhores universidade do Brasil, ta ai o contraste. Cade a social da ciade.

    ResponderExcluir
  4. Jesus quando veio a Terra, so ficava entre eles, curando-os, alimentando-os fisica e Espiritualmente e Jesus nao se queixava...
    Leiam o Salmo 41...Por favor...
    Eles tambem sao seres humanos e nao animais...e mesmo que fosse animais, sao criaturas de Deus...
    SALMO 41

    ResponderExcluir
  5. Uma solução poderia ser criar um albergue pra que essas pessoas pudessem ficar temporariamente, um lugar pra dormir e se alimentar, e até uma orientação pra que essas pessoas melhorem de vida,consigam um emprego... A estação da Zona Norte está abandonada a tantos anos servindo de esconderijo pra bandidos e usuários de drogas, poderia ser usada pra essa finalidade.

    ResponderExcluir
  6. Quem disse que são de Lavras pessoal? Na maioria das vezes são retirados à força de suas cidades e são despejados como animais, coitados! povo sofrido... este é o Brasil!

    ResponderExcluir
  7. Isto é de responsabilidade da Prefeitura, que tem em suas secretárias a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Pelo que se vê, na atual conjectura, A Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania é válida apenas para os apadrinhados da prefeita, pois os outros, estes que procurem novas fontes. A Senhora Belkis Eriana Amaral de Souza bem que poderia olhar esta situação e trabalhar em prol do cidadão, pois não é esta a função dela?

    ResponderExcluir
  8. Assistência Social é pra isso, pra ajudar essas pessoa sejam elas da cidade ou não. Que é feio e preocupande é, pq dai da mendicância partem para outras coisas piores, roubos drogas etc.

    ResponderExcluir
  9. Típico texto da burguesia (ou,até na maioria dos casos, aqueles que agem como burguesia), onde expõe a total falta de noção do todo, salientando apenas aspectos de perfil egoísta, sem olhar para a questão de modo mais profundo,atingindo o principal problema, que é na verdade o descaso não só dos políticos, como todos gostam de falar, mas sim dos "cidadãos" em geral. Não têm vergonha de dedicar espaço em um site para escrever esse tipo de texto, que nada acrescenta, apenas escracha o lado mais imundo do ser humano, expondo seu total egoísmo e alienação?

    ResponderExcluir
  10. Josiane Nunes do Vale27/08/2010, 09:12

    Esse problema é complexo. para resolve-lo é preciso que haja comprometimento de toda a sociedade. o problema é que parece que a prefeitura não parece estar se empenhando de fato em dar sua parcela de contribuição. A Casa da eterna misericordia por exemplo vem fazendo um trabalho belissimo no auxilio a essas pessoas, mesmo com poucos recursos. E a secretaria de assistencia social? o que tem feito? pagar passagem pra quem "quiser" ir embora de Lavras não basta para resolver o problema dos moradores de rua. e os vereadores? o que pensam sobre a questão? o que fazem para ajudar essas pessoas?

    ResponderExcluir
  11. Acho que não é alienação, pq quem anda pelas ruas pode ver oq a reportagem expos, a culpa é de todos? acho q não, o poder publico é quem tem q resolver isso, pra que quem vista a cidade não saia com pressentimento ruim.Agora cabe a imprensa revelar os fatos e o poder público tomar as providências, e chega de discurso e mãos a obra.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال