;

Header Ads

Presídio Estadual de Lavras inaugura ala para menores infratores

Jovens lavrenses que perderam a adolescência para o mundo do crime e que até agora estavam a mercê da impunidade poderão ter que cumprir pena, a partir de setembro, no presídio Estadual de Lavras.

Uma solenidade realizada nesta terça-feira (30), e que contou com a presença de autoridades policiais e políticas da cidade, marcou a inauguração de uma ala para menores infratores. A expectativa é de que, a partir de agora, os bandidos adolescentes que atuam em Lavras e região possam ser custodiados conforme  prevê a lei, o que não ocorria devido a inexistência de espaços para abrigar os delinquentes juvenis.
                                                
Interior de uma das novas celas.  Foto: Sérgio Wagner Jr
O problema que assusta moradores de Lavras também é comum no resto do país.  Especialistas afirmam que a razão mais forte para o aumento no número de menores envolvidos com atividades criminosas é a relativa impunidade de que gozam os menores no Brasil, graças a uma legislação que contempla mais a sociologia do que a criminologia – o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dados da Secretaria de Defesa Social revelam que o Sul de Minas lidera o ranking das regiões com maior índice de impunidade em Minas.


São 72 adolescentes infratores em liberdade e 67 encarcerados ilegalmente nas cadeias. A falha na aplicação das medidas socioeducativas se deve ao número limitado de espaços para abrigar os delinquentes juvenis.

Ala do Presídio Estadual de Lavras destinada a menores em conflito com a lei. Foto: Sérgio Wagner Jr.

Em abril deste ano o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, anunciou a construção de um Centro Socioeducativo para internação de menores em conflito com a lei em Lavras. A unidade terá capacidade para 80 adolescentes do sexo masculino. O projeto arquitetônico e estrutural já está sendo licitado.

A obra do novo Centro Socioeducativo está orçada em R$ 11 milhões e a expectativa é de que a unidade seja inaugurada em um prazo de 18 meses.

30/08/11

4 comentários:

  1. Por que o Lafayete Andrada não leva esta escolinha do crime para Barbacena?
    Coisa boa não deve ser pois nem Varginha nem Pouso Alegre querem por lá.

    ResponderExcluir
  2. aleluia,,, assim seja ,que deus nos ajude .......ate que enfim.chega de tanta impunidade.

    ResponderExcluir
  3. Será que estes delinquentes são de Lavras ou de toda a região??? Acorda sociedade lavrense, pois estão nos enganando com esta obra tão "boa".

    ResponderExcluir
  4. Cidade civilizada constroi escolas não presidios.

    ResponderExcluir