-->

Cinco presos são aprovados no vestibular em Minas

Cinco detentos do sistema prisional de Minas Gerais foram aprovados no vestibular e vão cursar faculdade este ano. Eles foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e receberam bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). As aulas começam ainda neste mês.

Quatro dos aprovados cumprem pena na Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e o quinto está detido no Presídio de Pouso Alegre, no Sul de Minas, e recebeu a bolsa integral do ProUni.


Dos presos aprovados, quatro farão o curso à distância e apenas José Carlos da Silva, de 44 anos, vai fazer o curso presencial de Comunicação Assistiva, na PUC Minas do Coração Eucarístico. O detento cumpre pena em regime semiaberto e já recebeu autorização judicial para trabalho externo e para a realização do curso.


Roberto da Silva Pereira, de 28 anos, que está no regime fechado, e Arllan Gonçalves Martins, de 24 anos, do regime semiaberto, vão cursar à distância o curso de Ciências Econômicas na Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Já Lázaro Jordão Pimentel, de 30 anos, do regime fechado, também fará a modalidade à distância, mas o curso escolhido foi o de Marketing, na Faculdade Anhanguera. Os três detentos vão estudar dentro da própria unidade prisional, por meio de computadores disponibilizados pela penitenciária.


Em Pouso Alegre, Alexsandro Camargo dos Santos, de 35 anos, foi aprovado no Enem Prisional e selecionado para uma bolsa de estudos integral na Universidade Paulista (UNIP). O detento vai cursar Gestão da Tecnologia da Informação também à distância. “Nunca imaginei que iria fazer faculdade de dentro de um presídio. Estou muito motivado e contente”, conta Alexsandro.


Balanço


Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) pelo menos 5.500 presos estudam enquanto cumprem pena em unidades prisionais mineiras. Com o estudo, os detentos têm redução da pena, ou seja, a cada 12 horas de estudo, é reduzido um dia da sentença a ser cumprida.


As provas do Enem Prisional foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2011 e 795 detentos de 43 unidades em Minas Gerais se inscreveram para o exame. Além dos presos que vão cursar faculdade este ano, outros sete detentos foram aprovados no Enem Prisional, mas as notas obtidas não foram suficientes para conquisar uma bolsa do ProUni.


Os aprovados estão detidos no Presídio de São João Del Rei, na região Central; na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, na Zona da Mata; no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte; no Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro; e nos Presídios de Itajubá, Lavras e Andradas, todos no Sul de Minas.

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: