-->

Cola de votação e formulário de justificativa já estão disponíveis na internet e nos cartórios eleitorais

Os eleitores de Minas Gerais podem se dirigir a qualquer um dos 351 cartórios eleitorais do Estado para pegar a chamada “colinha de votação”, em que o eleitor poderá anotar o número do candidato a vereador e também do candidato a prefeito em que irá votar nas eleições municipais de 2012.

Confira aqui a “colinha”, disponível no site do TRE-MG, em Eleições 2012.

Também o formulário de justificativa a ser utilizado por aqueles que estarão fora da cidade onde votam já está sendo distribuído, gratuitamente, pelos cartórios, podendo também ser obtido no site do TRE-MG .

Ordem de votação

A Justiça Eleitoral alerta que é importante o eleitor anotar antecipadamente o número de seus candidatos para evitar erros no dia 7 de outubro. Primeiro, o eleitor vai digitar os cinco algarismos do candidato a vereador (ou dois para voto de legenda). Depois, irá digitar os dois algarismos do candidato a prefeito.

O formulário de justificativa, que deve ser preenchido com o número do título do eleitor, deverá ser entregue no dia da votação em qualquer seção eleitoral, exceto as pertencentes ao município onde o eleitor vota.

Justificativa

No dia da eleição

Faça aqui  o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral - para utilizar apenas no dia da eleição – 1º turno (7.10.2012) e 2º turno (28.10.2012) - (formato PDF)

Se no dia da eleição o eleitor estiver fora do município onde vota, deverá comparecer pessoalmente em qualquer seção eleitoral ou posto de justificativa para justificar a sua ausência, ainda que esteja com o título cancelado.

Deverão ser apresentados, no próprio dia da eleição:

• Formulário de justificativa fornecido gratuitamente pela Justiça Eleitoral e preenchido com o número do título (dado indispensável), nome do eleitor, zona e seção.
• Número do título de eleitor.
• Documento oficial de identificação com foto.
• O formulário de justificativa poderá ser obtido no cartório eleitoral, na central de atendimento, no posto de justificativa, na seção eleitoral.
• Sem o número do título, não é possível justificar.


Após o dia da eleição

Faça aqui  o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) - (formato PDF)

O eleitor que não votou nem justificou sua ausência no dia das eleições não está quite com a Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, deverá apresentar, em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento, requerimento de justificativa, dirigido ao Juiz Eleitoral, no prazo de até 60 dias contados da realização de cada turno de votação.

Para fazer a justificativa após o dia da eleição, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
• Requerimento de justificativa que poderá ser preenchido no cartório eleitoral ou central de atendimento.
• Comprovante dos motivos alegados para justificar a impossibilidade do voto.

A aceitação ou não das alegações apresentadas como justificativa ficará, sempre, a critério do Juiz Eleitoral do cartório em que o eleitor estiver inscrito.

Caso não apresente justificativa no prazo de até 60 dias contados da realização de cada turno de votação ou a justificativa apresentada seja indeferida, o eleitor estará sujeito ao pagamento de multa.
Sem justificar ou pagar a multa, o eleitor não poderá obter certidão de quitação eleitoral.

28/09/12   

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: