-->

Outubro Rosa - LarEVida realiza passeata em prol da prevenção contra o câncer de mama

O Lar esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle (LarEVIda) promove na próxima quinta-feira, dia 25, uma grande passeata em prol da prevenção do câncer de mama. O evento faz parte das comemorações do Outubro Rosa na cidade e tem como principal objetivo alertar à população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de diminuir o número de mortes causadas pela enfermidade.

A concentração está marcada para às 16h30, na praça Dr. Jorge, com saída prevista para às 17h, seguindo pelas ruas Barão do Rio Branco, Santana e Getúlio Vargas até a praça Dr. Augusto Silva, onde haverá uma grande manifestação envolvendo todos os participantes.

O evento é aberto a todos aqueles que queiram participar. As pessoas podem usar e abusar da cor rosa para lembrar do evento, portar cartazes e faixas alusivas à causa e tudo o mais que a imaginação permitir.

A passeata deverá ter a participação de representantes de empresas e instituições públicas e privadas da cidade, que irão engrossar as fileiras do movimento e dar a sua contribuição para mobilizar a população, em especial as mulheres, nessa luta contra o câncer de mama.

No domingo, dia 21, as equipes de funcionários e voluntários do LarEVida estarão na praça Dr. Augusto Silva para convidar a população para participar da caminhada. Esta ação tem como meta atrair o maior número possível de pessoas para o evento, transformando cada uma delas em multiplicadores, potencializando o trabalho de prevenção da doença.

O movimento Outubro Rosa


O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

18/10/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: