--> Grãos elevam a renda do produtor rural na região do Sul de Minas - O Lavrense

Grãos elevam a renda do produtor rural na região do Sul de Minas

O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou o Índice de Preços Recebidos (IPR), referente a venda dos produtos agrícolas e o Índice de Preços Pagos (IPP), referente aos insumos gastos pelos produtores rurais, no Sul de Minas  no mês de Outubro.O IPP registrou um alta de 0,15% e o IPR alta de 1,00%. Essa elevação ocorreu principalmente devido ao aumento do preço de venda no grupo de grãos.

No acumulado dos últimos doze meses (Novembro de 2011 a Outubro de 2012), a renda agrícola apresenta-se em queda de -0,76% bem como os custos de produção que acumula baixa de -0,69% nesse período. Observando somente o ano de 2012, janeiro a outubro, o IPR é positivo para os produtores, com alta de 3,64% enquanto o IPP apresenta queda de -1,15%, reforçando o ganho na média da renda do agricultor.

A renda do produtor na região sofreu uma elevação média de 1,00% devida principalmente ao aumento do preço do arroz em 25,00%, milho em 10,09% e feijão em 8,90%, o que na média deste grupo apresentou elevação de 10,36%. Conforme o coordenador dos índices de preço, professor Renato Fontes, o preço dessas commodities foi influenciado principalmente por condições climáticas adversas e pela diminuição da área de plantio, ocasionando a redução da oferta desses produtos, o que fatalmente na economia agrícola resulta em majoração dos preços.

Em relação às hortaliças, a batata apresentou aumento de preço em 20,00% e a couve-flor em 23,53% devido ao período de entressafra desses. Porem com a queda de preço da maioria das hortaliças, e principalmente com o fato da queda do preço do tomate em -33,33%, o resultado geral desse grupo foi de redução de -7,27%. Essa queda foi ocasionada pelo período de safra.

O IPP apresentou aumento de 0,15%, puxado, principalmente pelo aumento do preço de formicidas em 5,61% e pelo frete em alta de 36,36%. O custo de produção dos produtores de leite também aumentou devido a elevação do preço do milho, produto básico de outros insumos mais elaborados como ração e farelo utilizados na agropecuária leiteira.

06/11/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: