-->

Lavras receberá campanha estimula descarte correto de medicamentos

Lavras é um dos sete municípios mineiros a receber a campanha Traga de Volta, projeto piloto do Grupo de Trabalho Técnico de Medicamentos da ANVISA, desenvolvido em Minas Gerais, para incentivar o descarte correto de medicamentos domiciliares vencidos e/ou inutilizados.

Todo mundo tem em casa algum medicamento que venceu ou sobrou de um tratamento, que se torna inadequado para o consumo. Sem saber o que fazer com as sobras, muitas pessoas acabam descartando incorretamente estas substâncias, provocando graves prejuízos ao meio ambiente. Por entender que a destinação correta dos medicamentos é uma responsabilidade compartilhada, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Governo de Minas e vários outros parceiros criaram a campanha Traga de Volta, projeto piloto que pode ajudar a solucionar um dos grandes problemas ambientais da atualidade.

A campanha consiste em estimular farmácias e drogarias a fazerem o recolhimento voluntário de medicamentos domiciliares inutilizados ou vencidos. Cada unidade credenciada terá uma urna coletora para armazenar as sobras depositadas pela população, que depois serão encaminhadas às empresas especializadas em fazer a destinação correta destes resíduos. Todo este processo será financiado por patrocinadores e não resultará em custos para as empresas ou para o consumidor.

Na primeira etapa, serão cadastradas as empresas interessadas em participar da campanha. Para tanto, é necessário preencher um questionário disponível no site do CRF/MG (www.crfmg.org.br), que servirá de base para a seleção dos estabelecimentos. Os proprietários e/ou farmacêuticos passarão por uma capacitação técnica promovida por um grupo de trabalho da ANVISA, na qual serão repassadas todas as orientações sobre os procedimentos padrões para o recolhimento dos medicamentos. Após esta etapa, serão disponibilizados os materiais utilizados na campanha: urna coletora, banner e folhetos para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos.

Por ser um projeto piloto, a campanha será desenvolvida inicialmente em sete cidades de Minas: Lavras, Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Barbacena, Juiz de Fora e Montes Claros. No dia 15 de dezembro, será realizada uma mobilização simultânea nas praças públicas das sete cidades participantes. A lista das farmácias e drogarias credenciadas ficará disponível no site do CRF/MG. O recolhimento será feito até fevereiro de 2013, quando as entidades idealizadoras da campanha farão uma avaliação dos resultados do projeto.

A campanha Traga de Volta faz parte das atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho Técnico de Medicamentos de Minas Gerais, criado pela ANVISA para avaliar a viabilidade técnica e financeira da Logística Reversa, principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A expectativa é que a iniciativa seja expandida para as outras cidades de Minas e do Brasil.

29/11/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: