-->

Mais de 16 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial do PIS/Pasep desde julho

Mais de 16 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial desde julho de 2012, quando começaram os pagamentos referentes ao exercício 2012/2013. No total, 20,4 milhões de trabalhadores têm o direito ao abono. O calendário de pagamentos vai até junho de 2013.


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que cerca de 79% dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenham recebido o abono nesse período.

Saiba se tem direito a receber o benefício

O benefício é recebido por meio do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o que corresponde a um ponto percentual a mais do que os trabalhadores que receberam o benefício em 2011.

O abono é o pagamento de um salário mínimo (R$ 622) a trabalhadores que receberam ao longo do ano, em média, até dois salários mínimos (cerca de R$ 1,2 mil). Para receber, a pessoa deve ser celetista ou estatutária, beneficiária do INSS e ter cadastro no PIS (da Caixa Econômica Federal) ou no Pasep (no Banco do Brasil).

O PIS pode ser sacado nas agências bancárias da Caixa, em caixas eletrônicos (mediante a validação do Cartão Cidadão), lotéricas ou postos Caixa Aqui. O Pasep pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil. Para receber o abono, o trabalhador deverá ter em mãos um documento de identificação com foto e o número do PIS ou do Pasep.

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS

Podem receber o abono do PIS os trabalhadores que estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP. É necessário ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício. Outra exigência é ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração e ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado.

São cinco categorias de trabalhadores com direito ao PIS. Os benefício pode ser recebido pelos trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física, pelo trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física; diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS; empregados domésticos; menores aprendizes.

O valor do Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Saiba se vai receber o benefício
Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.

28/11/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: