-->

Prefeitura realiza corte de árvores com risco de queda no centro de Lavras

Equipes da Prefeitura de Lavras, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, realizaram na manhã desta quinta-feira (10), o corte de seis árvores nas praças Dr. Augusto Silva e Leonardo Venerando Pereira, na região central da cidade.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, as árvores estavam “condenadas” pela Defesa Civil e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), em laudo técnico de dezembro do ano passado.

Equipes da Secretaria municipal de Meio Ambiente trabalham no corte das árvores. - Foto: Prefeitura divulgação.

De acordo com o laudo, as árvores, todas da espécie Alfeneiro, que não é nativa da região e tem mais de 70 anos de idade, apresentavam risco de queda, o que poderia causar danos sérios tanto materiais quanto humanos.

A Secretária municipal de Meio Ambiente, Andréa Campmany Vieira, disse que a idéia inicial era plantar as mudas substitutas antes do corte, mas devido às previsões de fortes chuvas para as próximas semanas, tomou-se a decisão de realizar o serviço agora para evitar qualquer tipo de risco para a população.

A secretária explicou ainda que para cada árvore cortada será plantada uma nova, da espécie Marinheiro, cedida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A espécie é nativa da região e ideal para arborização urbana.

Serão plantadas mudas grandes, com cerca de 2,5 metrosde altura, o que acelera o processo de arborização. As novas unidades serão colocadas próximas àquelas que foram retiradas, com ao reposicionamento de bancos e jardins.

A madeira resultante do corte das árvores será utilizada nas aulas do curso profissionalizante de marcenaria para jovens carentes, que integra o programa social mantido pela prefeitura.

O corte das árvores movimentou as ruas do centro da cidade, com a interdição dos trechos de estacionamento próximo aos locais das intervenções e também do trânsito em determinados momentos, tudo coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Sumtrans).

Participaram dos trabalhos ainda as equipes de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria de Obras e do Corpo de Bombeiros.

10/01/13 - O Lavrense

* Com informações da Ascom Prefeitura

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Anônimo19:34

    muito bem Andreia, já chegou mostrando serviço

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:37

    Se árvores estavam podres, prontas para causar algum acidente com o período de chuvas tinha mesmo que cortar. mas não pode "esquecer" de substituí-las viu secretária!? estamos de olho.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:47

    Já estamos no final de setembro e até hoje a prefeitura não providenciou o plantio das NOVAS mudas que iriam substituir essas que foram cortadas. Oh secretária do meio ambiente! ta esperando o que minha filha? vamos trabalhar!!!!! prefeito Cherem precisa abrir o olho, tem gente enrolando ae bem debaixo do nariz dele!!!

    ResponderExcluir