--> Técnicos da Emater-MG participam de treinamento em cafeicultura na Ufla - O Lavrense

Técnicos da Emater-MG participam de treinamento em cafeicultura na Ufla

Nesta semana, de 6 a 10 de maio, 140 técnicos da Emater-MG das quatro principais regiões produtoras de café do Estado estão reunidos na Universidade Federal de Lavras - Ufla, instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, para participarem do Programa de Treinamento em Cafeicultura. O Programa é fruto de convênio celebrado entre Emater e Embrapa Café no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.

Durante a programação, o pesquisador da Epamig, Gladyston Carvalho, coordenador técnico do Consórcio Pesquisa Café, vai passar informações sobre a reformulação do Consórcio, que recebe nesta semana propostas de pesquisadores de todo o País para o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, tendo a transferência de tecnologias como uma das linhas prioritárias.

Na abertura do curso, os participantes foram recebidos pelo coordenador-técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo Felipe; pelo gerente da regional Emater-MG de Lavras, Marcos Fabri Júnior; pelo assessor de Relações interinstitucionais da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo gerente-executivo do Polo de Excelência do café, Edinaldo José Abrahão e pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Parreiras Pereira, representando o Consórcio Pesquisa Café.

Em nome da Ufla, o professor Antônio Nazareno deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a Emater pela oportunidade de sediar um treinamento para técnicos de reconhecida experiência e com atuação direta na difusão e transferência de tecnologias ao produtor rural.

Programação - É apresentada em três módulos distintos, com as mesmas temáticas, porém com enfoques distintos conforme a demanda dos participantes. Entre os temas em debate, os técnicos terão a oportunidade de trocar experiências sobre mercado de café, pré e pós-colheita com foco na qualidade; manejo de derriçadeira portátil; Código Florestal; nutrição, doenças e pragas do cafeeiro; Concurso de Qualidade; certificação; georreferenciamento; relações institucionais; Rede Social do Café e o papel da assistência técnica em épocas de crise.

Os temas propostos serão apresentados pelos professores da Ufla, Antônio Nazareno e Rubens José Guimarães, ambos do Departamento de Agricultura - DAG, Luiz Gonzaga de Castro Júnior e Paulo Henrique Leme, ambos do Departamento de Administração e Economia – DAE, e o pesquisador Eder Isquierdo, do Departamento de Engenharia - DEG, além de pesquisadores e consultores de instituições parceiras.

Na terça-feira (7), parte da programação será realizada no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, no Setor de Cafeicultura da Ufla. Na quinta-feira (9), o grupo participa de um dia de campo especial na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Varginha, com enfoque em fertilidade, novas cultivares, irrigação, podas, sombreamento e colheita mecanizada.

07/05/13

Fonte: Ascom

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: