Prefeitura confirma 53 casos de dengue em Lavras

A Vigilância em Saúde de Lavras confirmou nesta sexta-feira (21) que chegam a 53 os casos de dengue registrados no município. A prefeitura não informou quantos desses casos são autóctones, quando o vírus é contraído na cidade e quantos foram “importados”. De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde de Lavras, Júlio Cesar Cardoso, outros 140 casos suspeitos foram notificados e aguardam confirmação pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

O combate à dengue é um trabalho de rotina em Lavras, mas a prefeitura intensifica as ações no período de calor, que se torna ambiente perfeito para a proliferação das larvas do mosquito causador da doença.

Neste sábado (22) será realizado mais um mutirão de limpeza no bairro Vila Murad. Durante o mutirão os servidores do Setor de Combate as Endemias estarão coletando todos recipientes, nos terrenos baldios, que possam acumular água, como garrafas pet, pneus, etc., além de visitar as residências para orientar a população e tornar o combate à dengue ainda mais eficiente em Lavras. Após eliminarem os focos, os agentes orientaram a população.

A dengue pode ser fatal, mas não pode ser transmitida de uma pessoa para a outra. Os sintomas às vezes se confundem com os da gripe. Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta, fraqueza, dor no corpo e nas juntas, dor de cabeça, dor nos fundo dos olhos. A dengue hemorrágica ainda traz outros sintomas: dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão.

Em 2007, ocorreu a primeira morte por dengue me Lavras. Na época, a família do menino Isaías Costa Nogueira, de 1 ano, acusou a Secretaria Municipal de Saúde de negligência e ameaçou recorrer à Justiça para pedir que fosse investigada a conduta adotada durante todo o atendimento médico ao garoto, que residia no Bairro Àgua Limpa onde, no mesmo período, foram registrados 30 casos suspeitos da doença.

Segundo dados divulgados na terça-feira (18) pela Ministério da Saúde, Minas Gerais é o terceiro Estado que mais registrou casos de dengue nos dois primeiros meses do ano, totalizando 14.089.

Prevenção

Para evitar a propagação da dengue é necessário eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Entre as dicas estão: - Preencher vasos de plantas com areia; - Guardar com a boca para baixo as latas, baldes, pote e outros frascos; - Manter as caixas d'água fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro; - Tratar a piscina com cloro; - Guardar os pneus em locais cobertos.

21/03/14

Postar um comentário

  1. Lavras pode mais e olha que o prefeito é médico hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é um problema de prefeitura ou médicos e sim de toda a sociedade.
      Se todos fizessem a sua parte tenho certeza que não íamos ter tantos casos, mas infelizmente não são todos que têm essa consciência.
      Lotes limpos e principalmente água parada dentro de nossa própria casa é a principal forma do combate (todos já sabem disso).
      O mosquito que transmite a dengue não escolhe classe social para dar sua picadinha meu caro anônimo.
      Deixe de ser partidário e comece a postar comentários úteis para os leitores.

      Att
      Mateus Henrique

      Excluir
    2. Correto! Infelizmente temos pessoas que só pensam em politíca....

      Excluir
    3. Anônimo1/7/14 09:36

      corretissimo... a populaçao q tem q ter ciencia dos maleficios desse mosquito. trabalho na epidemiologia e sei mto bem o qto q populaçao se desintereça pelos cuidados q devem ser tomados

      Excluir
  2. que 53 que nada! Esses números são maquiados pela prefeitura. na verdade o número de casos é bem maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vc não faz um relatório detalhado com o número dos casos e publica, ao invés de ficar espalhando boatos.

      Excluir
  3. O numero já chega a 70 casos confirmados e subindo O.o

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem que a Dengue é um problema social e relacionado a educação que infelizmente não temos; concordo. A responsabilidade pela cidade é de quem??? lotes sujos, cidade parada,secretaria de saúde mal administrada, faltam gazes e tudo mais nos postos de saúde, funcionários revoltados, mas, sem reclamar, a perseguição política nunca foi tão grande e pessoal, se o fator humano da prefeitura não funciona bem, todo o sistema vai piorar!! ainda bem que não está chovendo!!! senão seria pior...........realmente os dados estão maquiados!! ordens são ordens!!! mas vamos fazer a duplicação do túnel da zn e o povão esquece a dengue e outras cossitas mas!!!rsrsr...............prefeitura campanha no rádio, tv, faixas, ufla, passeatas, escolas...........movam-se..........empresas, fábricas......os mesmos que sacodem bandeiras nos sinais nas eleições podem sacudir a bandeira contra o aumento de casos da dengue.......mudem os planos, as pessoas e melhorem o olhar pela cidade independente do partido se isso for possível!!!!.cuidem das pessoas, a saúde em Lavras está complicada!!!!desejo que as coisas mudem para melhor!!! vereadores façam sua parte!!! sociedade cobre com seriedade e ajude também!!! a dengue é um direito de todos!!!rsrsr como postou um amigo ..........o mosquito nãi escolhe classe social!!! vamos cuidar da cidade!! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/7/14 09:40

      entao a funçao da prefeitura agora é limpar quintal de todo mundo? kkkkkk
      conscientizaçao...isso q deve ter dentro da mente de cada individuo.
      Se eu vejo por exemplo uma caixa de agua despampada em minha casa eu devo tampa-la ou devo flar c o prefeito???

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال