-->

Mineiros poderão registrar acidentes de trânsito sem ir à delegacia

A partir das 18 horas desta quarta-feira (30), motoristas e proprietários de veículos envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas poderão registrar o fato pela internet, sem precisar comparecer à delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar para a elaboração do boletim de ocorrência. O novo serviço, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, integra o sistema da Delegacia Virtual, que até o final do ano permitirá o registro on-line de mais cinco tipos de ocorrência.


De acordo com o governador Alberto Pinto Coelho, esse projeto inovador proporcionará a diminuição do número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar, reduzindo, consequentemente, o tempo de espera das demais ocorrências nas unidades policiais. “O objetivo da Delegacia Virtual é garantir ao cidadão mais agilidade e comodidade no registro das ocorrências que não configurem crime violento. De um lado, facilitamos e agilizamos os registros de casos sem violência e, de outro, liberamos mais policiais para o policiamento ostensivo, no caso da Polícia Militar, e para a investigação, no caso da Polícia Civil”, afirma o governador.

Já o chefe da Polícia Civil, delegado Oliveira Santiago Maciel, se baseou nas estatísticas para destacar a importância Delegacia Virtual. “Em 2013, foram mais de 187 mil registros de acidentes de trânsito sem vítima em todo o Estado de Minas Gerais. Imagine que agora pelo menos 187 mil pessoas não precisarão mais ir a uma delegacia ou acionar a PM por esse motivo. É a prestação de serviço voltada para o cidadão e significa mais policiais civis e militares liberados para fazer segurança pública”, alega.

Como funciona

Com acesso por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br (sem www), a Delegacia Virtual terá links de atalho também nos sites do Detran (www.detran.mg.gov.br) e da Polícia Civil de Minas Gerais (www.policiacivil.mg.gov.br) .

O Registro de ocorrências na Delegacia Virtual será feito por meio do preenchimento de formulários que serão apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até quinze minutos, será emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), para imprimi-lo. O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.

Uma equipe de 16 policiais / analistas trabalhará em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas dos cidadãos pelo telefone, que estará divulgado na tela.

Sem fraudes

Para evitar fraudes e registros indevidos no site a polícia elaborou um formulário que irá exigir o preenchimento de dados pessoais dos reclamantes, como o CPF. A superintendente adjunta Yukari Niyata lembra que as pessoas que tentarem enganar ou forjar o sistema podem responder por falsa comunicação de crime. A pena pode variar de 1 a 5 anos de prisão.

30/04/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: