Eleitores têm até o dia 7 para mudar título para seção com acessibilidade

Eleitores idosos, deficientes ou com dificuldades de se locomover que desejam votar em seções eleitorais de fácil acesso nas eleições 2014 devem solicitar transferência no seu cartório eleitoral até o dia 7 de maio. Atualmente, Minas Gerais possui 2.147 seções acessíveis, sem escadas ou barreiras, para receber os votantes.

De acordo com levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir dos dados do cadastro eleitoral, 378.806 eleitores brasileiros são portadores de necessidades especiais. Deste número, 18.966 eleitores estão em Minas Gerais. Sem que os eleitores procurem a Justiça Eleitoral, não há como identificá-los e transferir sua inscrição para uma seção de fácil acesso.

Já há alguns anos, a Justiça Eleitoral mineira desenvolve ações para facilitar e assegurar o exercício do voto aos deficientes e às pessoas com mobilidade reduzida. Em 2012, foi instituído na Justiça Eleitoral o Programa de Acessibilidade (Resolução nº. 23.381), oficializando os objetivos da instituição relativos ao tema, e gradualmente, o TRE de Minas tem seguido as orientações do Programa.


29/04/14

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال