Dengue dispara em Lavras e prefeitura reforça ações de combate

O número de casos confirmados de dengue em Lavras mais que duplicou desde o último balanço divulgado pelo município. Das 48 confirmações no final de fevereiro, o número saltou para 107 casos até a tarde desta sexta-feira(06), aumento de 120%. As notificações de casos suspeitos na cidade já chegaram a 610.

Preocupada com a proliferação da dengue, a Prefeitura de Lavras começou a intensificar o combate à doença. Nesta quarta-feira (04) teve início o serviço de UBV Pesado – pulverização de inseticida conhecida como “fumacê” nos bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue. Segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura, o procedimento será realizado até a próxima sexta-feira (13), no período de 5h às 9h e das 17h às 22 horas.

No próximo dia 16 , a Vigilância em Saúde de Lavras receberá uma força-tarefa de agentes de saúde federais de endemias, que auxiliarão no combate à doença em parceria com a equipe do município. Será realizado o combate às larvas do aedes aegypti nos imóveis dos bairros com maior número de notificações. A previsão é que a força-tarefa fique na cidade até o dia 27 de março.

A dengue pode ser fatal, mas não pode ser transmitida de uma pessoa para a outra. Os sintomas às vezes se confundem com os da gripe. Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta, fraqueza, dor no corpo e nas juntas, dor de cabeça, dor nos fundo dos olhos. A dengue hemorrágica ainda traz outros sintomas: dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão. A primeira morte por dengue me Lavras, foi registrada em 2007.

Prevenção

Para evitar a propagação da dengue é necessário eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Entre as dicas estão: - Preencher vasos de plantas com areia; - Guardar com a boca para baixo as latas, baldes, pote e outros frascos; - Manter as caixas d'água fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro; - Tratar a piscina com cloro; - Guardar os pneus em locais cobertos.

06/03/15
Postagem Anterior Próxima Postagem