;

Header Ads

Especialistas afirmam que dormir pode ser mais eficaz que malhar para manter boa forma

Apesar da grande quantidade de adeptos da malhação que acordam cedo para realizar atividades física, especialistas afirmaram que dormir pode ser mais importante para manter a boa forma. O tempo de sono tem grande influência sobre o peso, já que o organismo utiliza esse período para recuperar tecidos e sintetizar hormônios, o que gasta boa parte das calorias ingeridas durante o dia. A perda calórica durante o sono pode chegar a 70% do total gasto diariamente.

 "Diversas pesquisas indicam que quem dorme menos de cinco horas, a longo prazo, ganha um sobrepeso de 36% em comparação com quem dorme duas ou três horas a mais", afirmou o diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Eduardo Nunes Salles, à revista Vogue.

Luciana Palombini, especialista no assunto pelo instituto do Sono da Unifesp, acrescentou ainda que dormir pouco influencia o aumento de apetite, já que tem como consequência maior nível de grelina e menor de leptina, hormônios ligados a isso. Há também uma pesquisa realizada pelo Women's Hospital, em Boston, que comprova a desregulação do metabolismo da glicose por conta da falta de sono. "Dormir pouco eleva a concentração de cortisol, que estimula o acúmulo de gordura, especialmente a abdominal, podendo levar à obesidade", alertou Luciana.

28/04/15

Nenhum comentário