Prefeitura atualiza os números da dengue em Lavras

Nesta segunda-feira (06), a prefeitura de Lavras divulgou que 555 moradores do município contraíram a dengue este ano. Na semana passada eram 383. Outros 2080 casos foram notificados e aguardam o resultado definitivo. Os bairros com maior número de notificações até o momento são Cohab, Nossa Senhora de Lourdes e Lavrinhas.

Na próxima quarta-feira (08), a equipe da Vigilância em Saúde, departamento da Secretaria Municipal de Saúde, participará de uma capacitação para definir novas estratégias de enfrentamento à dengue no município. O encontro será realizado  no período da manhã na sede da Superintendência Regional de Saúde de Varginha. A programação conta com debates e oficinas sobre o tema.

O Comitê contra a Dengue, Chikungunya e Leishmaniose se reúne toda 6ª feira no auditório da Prefeitura para programar as próximas ações de combate à doença. Os mutirões seguem o cronograma semanal nos bairros, com visitas dos agentes de endemias às residências – quando recolhem entulhos e orientam moradores quanto às ações necessárias no combate ao mosquito. Até 9 de junho, mais sete bairros serão visitados.

Denúncia

Desde o final de fevereiro as reclamações sobre a dengue em Lavras não são mais recebidas pelo setor Dengue, da Vigilância em Saúde. Quem quiser fazer alguma denúncia deve ligar na Ouvidoria Municipal , o telefone é o 156.


Existe mais de um tipo de vírus da dengue?

Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.

Uma pessoa que já teve dengue pode pegar novamente?

Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da dengue.


06/04/15
Postagem Anterior Próxima Postagem