Mosquito se adapta ao frio e casos de dengue continuam aumentando em Lavras

Apesar da proximidade do inverno, os números de casos de dengue continuam crescendo em Lavras. O mosquito Aedes Aegypti, que normalmente atacava no verão, aparentemente se adequou aos fatores climáticos e continua se reproduzindo em temperaturas mais baixas. Segundo último levantamento divulgado nesta segunda-feira(18), pela prefeitura, o município registra 4.823 notificações e 1.756 casos confirmados.

A prefeitura informou ainda que o atendimento aos pacientes com suspeita de dengue nas barracas do Exército, na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo – SELT, aliviou em 80% o movimento na Unidade Regional de Pronto-Atendimento (URPA), e em 30% na Santa Casa e Hospital Vaz Monteiro.

O trabalho de atendimento nas tendas deve continuar até o fim de maio. A Secretaria de Saúde orienta os cidadãos com suspeita de dengue para procurar diretamente a SELT para atendimento. O endereço é rua João Pomárico, s/nº, bairro Padre Dehon.

Fumacê

Nesta segunda-feira (18) a ação, realizada por meio da bomba motorizada costal - feita em grandes espaços, como cemitérios e ferros-velhos, será aplicada em residências onde o caminhão do fumacê não conseguiu chegar. Inicialmente a ação acontecerá próxima a algumas casas do bairro Joaquim Sales. Em seguida será realizada nos condomínios Aldeia de Sagres e Stone Village, no bairro Centenário. Na última sexta-feira (15), a aplicação do fumacê no bairro foi concluída no condomínio Província de Lucca, também localizado no bairro Centenário.

Denúncia

Desde o final de fevereiro as reclamações sobre a dengue em Lavras não são mais recebidas pelo setor Dengue, da Vigilância em Saúde. Quem quiser fazer alguma denúncia deve ligar na Ouvidoria Municipal , o telefone é o 156.


Existe mais de um tipo de vírus da dengue?

Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.

Uma pessoa que já teve dengue pode pegar novamente?

Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da dengue.

18/05/15

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال