Funed descarta febre maculosa como causa da morte de jovem em Lavras

Funed descarta febre maculosa como causa da morte de jovem em Lavras
A causa da morte do jovem Richardson Santos Pereira, falecido dia 14 de junho, em Lavras, não foi devido à febre maculosa. A suspeita surgiu em função dos sintomas apresentados pelo rapaz, que teria sido picado por carrapato enquanto pescava junto com amigos no Rio Capivari.

Segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, divulgou nesta quarta-feira (24) o resultado do exame de sangue de Richardson Santos Pereira. O protocolo de doenças febris deu negativo para febre maculosa; febre amarela; hantavirose; leptospirose; leishmaniose e hepatites virais. Já o resultado para dengue ainda está sendo investigado.

A Secretaria de Estado da Saúde segue investigando a causa da morte. O protocolo de doenças febris é um procedimento-padrão do laboratório, desde o momento em que ocorre uma notificação de febre maculosa.

Ainda segundo a prefeitura, a primeira amostra de sangue de Otávio José Junqueira, que estava com Richardson na pescaria, também deu resultado negativo para febre maculosa. A Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma nova coleta de sangue em Otávio na próxima segunda-feira (29). Ele havia apresentado sintomas de dor de cabeça e vômito logo após a pescaria, mas está em casa e passa bem.

A Prefeitura de Lavras segue mapeando a região do entorno do Rio Capivari, realizando ações educativas junto à comunidade ribeirinha no local. A partir de um levantamento dos animais da região foram encontrados vestígios de capivaras (fezes na água).

No dia 07 de julho uma equipe de agentes de endemias do município vai ao local para iniciar um trabalho de coleta do vetor da doença (o carrapato-estrela) e coleta de sangue dos animais da região, para posterior envio de amostras à Funed. O trabalho terá o apoio de docentes e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

24/06/15

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال