Copasa pede que população reduza consumo de água

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou nesta terça-feira (04), que houve queda de vazão dos mananciais que abastecem Lavras. Segundo a empresa, para continuar garantindo o abastecimento à população, é necessário que todos os moradores da cidade consumam água de maneira consciente e sem desperdícios.

No ano passado, os baixos níveis dos três mananciais que abastecem Lavras: rio Grande, ribeirão da Água Limpa e ribeirão Santa Cruz obrigaram a empresa a realizar manobras operacionais para garantir o abastecimento de água a todas as residências da cidade..

Atitudes simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, suficientes para higienizar o corpo, e substituir a mangueira por regador ao molhar o jardim, fazem toda a diferença.

Confira 8 dicas para combater o desperdício:

Não faça a barba nem lave peças de roupa debaixo do chuveiro. Reduza o tempo do banho. A cada quinze minutos de ducha são consumidos cerca de 135 litros de água.

Não use o jato de água para varrer a calçada ou o quintal. Use balde e pano para lavar o carro. A cada quinze minutos de mangueira aberta, gastam-se 279 litros de água.

Acompanhe a leitura do seu hidrômetro. Fique atento a paredes mofadas, piso "fofo" e ruídos provocados pelo encanamento. Em caso de dúvida, ligue para ☎ 115.

Feche a torneira da pia ao escovar os dentes e ensaboar as mãos.

Conserte os vazamentos. Uma torneira pingando desperdiça por dia mais de 46 litros de água.

Retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, panelas e talheres antes de abrir a torneira.

Acione a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia. Ela gasta em média 40 litros de água por ciclo.

Lave frutas e verduras em vasilhas, e não embaixo da torneira.

04/07/15

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال