Marcos Cherem contesta argumentação de Silas e afirma que deixou contas em dia

O ex-prefeito de Lavras, Marcos Cherem, contestou nesta quinta-feira (1), as declarações do atual prefeito, Silas Costa Pereira, de que o aumento excessivo nos gastos com o pagamento da folha salarial do funcionalismo municipal tenha sido motivado pelo Plano de Cargos e Salários instituído durante sua gestão em 2014.


Ao contestar as argumentações de Silas, Marcos Cherem afirma que o impacto financeiro gerado pela implementação do novo Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores, “foi cuidadosamente calculado”, levando-se em conta os artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, inclusive com previsão de sua instituição, no plano plurianual e na lei de diretrizes orçamentárias. “O Plano de Cargos e Salários era um compromisso da nossa campanha de 2012, que foi cumprido.”, afirma Cherem.

Em nota enviada à redação de O Lavrense, ex-prefeito afirma ainda que, ao iniciar o mandato em 2013, encontrou a prefeitura falida, com uma dívida de mais de 80 milhões de reais e na iminência de de ter suspenso o fornecimento de água, luz, telefone, alimentação escolar, remédios e insumos diversos. Naquela ocasião, segundo Cherem, o funcionalismo municipal estava com três meses salário e 13º atrasados.

Ou seja, sendo verdadeiras as afirmações do atual gestor (não há planilhas detalhadas atuais nem no Legislativo Municipal), reduziu-se a dívida de 80 milhões de reais do final de 2012 para 62 milhões de reais em setembro de 2014, uma diminuição de 18 milhões de reais em menos de 20 meses”, declarou.

Ainda segundo Marcos Cherem, em seu governo nunca houve atraso de pagamento de servidores municipais e todo o passivo salarial e previdenciário, herdados das administrações passadas, foi colocado em dia.

Leia abaixo, na íntegra, a nota divulgada pelo ex-prefeito Marcos Cherem:


Nota de Esclarecimento


A respeito de declarações do atual prefeito de Lavras, que tenta justificar o atraso de pagamentos aos servidores e fornecedores da Prefeitura Municipal de Lavras como sendo motivados por “dívidas de 62 milhões de reais deixadas por administrações passadas” e mais recentemente pelo Plano de Cargos e Salários instituído em 2014, venho informar a população, o seguinte:


Não se pode esquecer que em 2012 o atual prefeito participava ativamente do governo municipal, inclusive como Secretário de Planejamento nomeado em 2011, tendo ainda sido candidato apoiado ex-prefeita e co-responsável pela elaboração do Orçamento Municipal de 2013.


Já em 2013 ao iniciarmos o mandato concedido pelo voto, encontramos uma prefeitura falida, com ameaça de cortes de água, luz, telefone, alimentação escolar, remédios, insumos diversos e mais de 80 milhões de reais em dívidas, salários de 3 meses e 13º atrasados. Implantou-se imediatamente um gerenciamento rigoroso dos recursos para sanar esses problemas.


A planilha com as dívidas e atrasos encontrados encontra-se detalhada, para que não haja dúvidas. É a mesma planilha apresentada na Câmara Municipal e debatida com os vereadores especialmente no primeiro semestre de 2013.


Ou seja, sendo verdadeiras as afirmações do atual gestor (não há planilhas detalhadas atuais nem no Legislativo Municipal), reduziu-se a dívida de 80 milhões de reais do final de 2012 para 62 milhões de reais em setembro de 2014, uma diminuição de 18 milhões de reais em menos de 20 meses.

Lembramos ainda que nunca atrasamos o pagamento da folha de servidores e colocamos todo o passivo salarial e previdenciário em dia, além de termos investido com recursos próprios do município em várias e diferentes áreas.


Já sobre o atual Plano de Cargos e Salários, era um compromisso da nossa campanha de 2012, que foi cumprido. Para isso, foi nomeada uma Comissão formada exclusivamente por servidores efetivos, sendo que representaram o Poder Executivo os funcionários Jarbas Novaes do Baixo (Administrador) e Richelmy Rian (Secretaria de Administração), além da Secretária Cristiane Vitorino, com suporte jurídico da Dra. Marília Della Lúcia Gomes (Procuradora do Município), que juntamente com membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Edmar de Souza, Marcelo Antônio de Souza, Keila Cristina dos Santos, Euisles Rodrigues da Silva) trabalharam longamente para chegar ao projeto final, mais de um ano após iniciados os trabalhos, inclusive com realização de audiência pública perante a Câmara de Vereadores.


Os servidores que representavam o Executivo (Jarbas, Richelmy e Marília) tiveram sua competência e capacidade reconhecidos mesmo pelo atual prefeito, que os nomeou para cargos comissionados na atual gestão, assim como havia ocorrido na gestão encerrada em 2012.


Já o impacto financeiro para implementação do novo Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores, foi cuidadosamente calculado, estudado e apresentado em várias reuniões, observando os artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, inclusive com previsão de sua instituição, no plano plurianual e na lei de diretrizes orçamentárias.


O Projeto de Lei de nossa iniciativa, após vários debates, foi aprovado em duas votações ocorridas em julho de 2014, sendo convertido em Lei. Essa Lei foi complementada por outra norma, de autoria do atual prefeito e sua equipe, onde foi detalhado o enquadramento de cada servidor municipal e os valores salariais a serem recebidos atualmente.

Essa é a verdade.

Atenciosamente,

Marcos Cherem
01/10/2015

Postar um comentário

  1. Ai q saudade. Eu era feliz e ñ sabia.

    ResponderExcluir
  2. Amadeu Pinheiro2/10/15 07:41

    No jogo sujo de "nossos" políticos, a justificativa comum é sempre essa:
    Fiz, mas o outro também fez...

    Ahh tá, então pode tudo:
    Se rouba, é pq o outro roubou
    Se mata, é pq o outro já matou, e por aí vai.

    Os ferrados? Sempre nós. Eles, sempre os mesmos, dão a volta e acabam retornando ...
    a Juju ta voltando, quer apostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc leu a matéria meu filho? A dívida caiu, não subiu com o ex prefeito. Nos somos ferrados pq deixamos o voto ir pro lixo e entrar esse sujeito q nem de Lavras é.

      Excluir
    2. tudo farinha do mesmo saco.

      Excluir
    3. Papel aceita tudo. Mais falso que nota de 3 real.

      Excluir
    4. Verdade são as três instâncias.

      Excluir
  3. VOOLLLLLLTTAAAA CHEREM.

    ResponderExcluir
  4. parabens dr. marcos , desejo que silas tambem se saia bem afinal quem vai pagar sera o povo e os servidores.

    ResponderExcluir
  5. Ó SILAS ARREGASSE AS MANGAS QUE A COISA TÁ FEIA!

    ResponderExcluir
  6. Bem feito pra Lavras que deixou sair um prefeito bom, competente e honesto pra entrar esse coroa de Cabo Frio junto com o coroa da cooperativa. Silas é pau mandado da loira e achava que pra ser prefeito era só ficar posando pra foto em festa. Deu nisso. Cadê o Anastasia amigo do filhote? Cadê o juiz eleitoral? Cadê o STE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavras não deixou nada. Foram as falcatruas as responsáveis. O choro continua livre.

      Excluir
    2. Falcatruas que levaram a loira a ter seus bens bloqueados até hoje. Uma ninharia, mais de 2 milhões de reais.

      Excluir
  7. Cadê o vice prefeito? onde estás? vem ajudar o seu colega a tirar lavras da crise. Nao esconde não. O Tide era sempre presente quando cherem era prefeito.

    ResponderExcluir
  8. O que e julgado no supremo e liquido e certo. O finado tá numa boa. So falta as viúvas se consolarem. Se o silascado não está bom e só aguardar o ano que vem. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  9. Quando ao juiz seu endereço e certo e sabido. O Anastásia continua limpo. Quanto ao TSE e melhor você perguntar lá no posto Ypiranga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anastasia, sem acento filha. Anastásia era uma princesa. Limpo, onde? Na Lava Jato? Silascamos.

      Excluir
    2. Ele foi citado por uma pessoa plantada pelo pt mas a denucia não foi aceita. Sabia não?

      Excluir
    3. Será que ele foi mesmo plantado pelo PT? Ou você acha isso por ele ter dito algo que "todo mundo" resolveu ignorar (inclusive você).

      Excluir
    4. O cara disse sem provas e a PF nao acatou a denúncia. Agora ignorar mensalão e petrolao só pró molusco que nunca sabe de nada.

      Excluir
  10. Fala nisso cadê o mancha?

    ResponderExcluir
  11. Assim fica fácil,por a culpa no anterior!

    ResponderExcluir
  12. Gente de Deus esse Silas é um cara de pau. Tem 4 meses sem tickete alimentação, na época do Marcos Cherem nunca atrasou. Tem gente que não recebeu agosto até hoje e o Marcos Cherem nunca atrasou salários. É lógico que Silas e Jussara são a mesma m...., atrasando salário de trabalhador. Quem paga a multa da água, da luz, do cartão sou eu, não é ele. Assuma suas responsabilidades Silas ou volta pra Cabo Frio.

    ResponderExcluir
  13. Nair Botelho28/10/15 09:23

    Perdi a fé nos políticos ha muito tempo. Qual dos dois ta falando a verdade? vai saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas duas palavras: político e verdade são incompatíveis.

      Excluir
    2. Nao desanime. Ano que vem tem nova eleicao e tudo pode mudar...pra melhor. E so escolher direito.

      Excluir
    3. Ou não

      Excluir
  14. E AÍ VICE PREFEITO ! CLOVIS DA COOPERATIVA , VEM UM DIA NA CAMARA MUNICIPAL DEVEM TER MUITOS VEREADORES QUE QUEREM TE FAZER PERGUNTAS. OS LAVRENSES AGUARDAM ............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chutar cachorro morto é fácil este cara não fede nem cheira. Eu queria saber cadê o vereador que ia pedir a diminuição dos vereadores? É tudo de segunda linha. Eu assisto a TV camara, e pra mim é o melhor programa humoristico. Seria engraçado se não fosse trágico.

      Excluir
    2. Vereadores? Faz me rir!!!!

      Excluir
    3. 17 no bicho é macaco. Na câmara só se vê macaquices. Pobres dependentes de um salário irrisório. #100% de renovação.

      Excluir
  15. MOSTRA PRA TODO MUNDO QUE VOÇE NAO ESTA SUMIDO ESTA´´ ATUANTE E TRABALHANDO INCANSAVELMENTE E ISSO AÍ CLOVIS. VICE DO SILAS.

    ResponderExcluir
  16. Isso não é verdade. Alguns estão sim tentando trabalhar. A redução do numero de vereadores, por exemplo, foi um projeto apresentado pelo vereador Zé Henrique do PTB em 2013. O numero de vereadores seria reduzido de 17 para 10 gerando uma economia de 400 mil reais. Infelizmente esse projeto não foi aprovado pelos colegas dele.

    ResponderExcluir
  17. Por que o projeto não foi reapresentado com o abaixo assinado feito? Será que o autor não sabia que o projeto era um natimorto? Gostaria de queimar minha lingua, caso haja uma nova proposição. Redução já, no número de vereadores e dos salários deles. Quem tem interesse em manter está aberração são os vereadores, seus aceclas e os potenciais candidados para 2016.

    ResponderExcluir
  18. Paulo Gorgulho10/12/15 19:13

    O PSDB tenta dar em DIlma o mesmo golpe que deram aqui em Lavras no Marcos Cherem. Aqui o resultado foi esse pesadelo que estamos vivendo. Fico imaginando o que pode acontecer com o país caso Aecio e sua gangue obtenham exito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo , muitos pensam que vai melhorar saindo a dilma, um exemplo! o que aconteceu aqui em lavras como está hoje: prefeitura falida e todos servidores também.

      Excluir
    2. E tem mais povo lavrense também pagando, sem ter culpa afinal elegeram um outro prefeito. Mas o voto no Brasil já nao tem valor nenhum.

      Excluir
    3. Você acha que o psdb tem força para dar golpe em alguém? Quanto ao golpe você tem de ver lá no supremo em Brasília

      Excluir
    4. Se o Aécio ganhar por mais que ele usufrua, nunca vai chegar aos pés do lula e seus petralhas, é humanamente impossível (vide mensalão e petrolhao). E vem aí o escândalo da transposição do rio São Francisco.

      Excluir
  19. Nem Silas nem Cherem. Os dois só fizeram besteira. Pessoal, vamos escolher alguem NOVO nas eleições deste ano ok. Mudança já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É "Jamilson" (que pseudonino!!), vamos escolher o Mordetti...kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Acho incrível o que a politica faz com as pessoas...

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال