Search Suggest

Servidores da prefeitura de Lavras fazem paralisação contra salários atrasados

Servidores da prefeitura de Lavras fazem paralisação contra salários atrasados
Um grupo de servidores municipais de Lavras realizou duas manifestações em frente à prefeitura municipal nesta terça-feira (03), exigindo o pagamento dos salários até o 5º dia útil de cada mês e os tickets alimentação que estão atrasados. Os funcionários fizeram um apitaço e cruzaram os braços em forma de protesto.

Servidores e sindicalistas promoveram manifestação contra atraso no pagamento dos salários.

Conforme o sindicato dos servidores municipais, a alteração da data do pagamento dos salários e o não pagamento dos tickets alimentação vem causando indignação e preocupação na categoria, já que os servidores públicos têm suas contas pessoais agendadas para pagamento considerando a data em que o salário sempre foi pago, o dia 5º útil de cada mês. O escalonamento dos salários, de acordo com o sindicato, causa em transtornos como juros e multa sobre as despesas mensais da categoria.

O sindicato da categoria entrou na Justiça com um mandado de segurança para que os funcionários recebam. O prefeito Silas Costa Pereira ouviu as reivindicações dos representantes dos servidores, mas reiterou o que o governo já vinha falando. Que o aumento da folha de pagamento da prefeitura de Lavras foi motivado pelo decreto de reenquadramento de pessoal, feito na gestão de Marcos Cherem, sem a devida análise de impacto financeiro.

Uma medida adotada para minimizar os gastos foi o decreto nº 12.788, de 14 de setembro de 2015, que prevê a redução nos salários do prefeito e vice-prefeito em 20% e dos comissionados em 10%, demissões de contratados e comissionados e congelamento de concessão de benefícios até o dia 31/12.

Diante da pressão dos servidores pela demissão dos comissionados, o prefeito disse que na próxima quinta-feira, dia 05, cada secretário de seu governo apresentará as providências que serão tomadas para reduzir em 15% o valor da folha de pagamento de seus respectivos setores.

Em relação ao pagamento dos tickets alimentação, o prefeito pediu apoio dos vereadores no sentido de convencer o presidente do Legislativo Municipal, vereador Cleber Pevidor, a devolver ao Executivo a quantia de R$ 450.000,00 para quitação dessa dívida.  Por meio de nota, Silas afirmou ainda que já quitou a folha em 87,6% do total de servidores.

03/11/15