Prefeitura de Lavras realiza mutirões de combate à dengue

A Prefeitura de Lavras, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sábado (23), mutirões contra a dengue em vários bairros da cidade. Além das ações de conscientização,  servidores do Setor de Combate as Endemias da Vigilância Epidemiológica estarão coletando todos recipientes nos terrenos baldios que possam acumular água, além de visitar as residências para orientar a população e tornar o combate a dengue.

Os mutirões serão realizados, das 08 às 13h30, nos bairros Caminho das Águas I, Cidade Nova, Alto dos Ipês, Judith Cândido e Novo Horizonte.

Situação de emergência

O prefeito Silas Costa Pereira (PMDB) decretou nesta terça-feira (19) situação excepcional de emergência no município por conta do aumento nos casos de dengue. O objetivo da administração com o decreto é garantir a execução de ações emergenciais, necessárias para combater o avanço da doença.  O decreto valerá por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, se necessário.

Segundo a prefeitura, este ano já foram confirmados 06 casos de dengue na cidade.

Projeto regional 

Na última sexta-feira (15), representantes da Secretaria de Saúde de Lavras participaram da apresentação do projeto 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, da EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, na sede da emissora, em Varginha.

O projeto foi apresentado aos prefeitos, secretários de Saúde e superintendentes regionais de Saúde das cidades que compõem a área de cobertura da emissora, atingindo cerca de 2,5 milhões de pessoas. O objetivo é promover a realização de ações contra a dengue nos municípios e o “Dia D” de combate ao Aedes aegypti nas cidades envolvidas, no dia 30 de janeiro.

Estiveram presentes o secretário de Saúde, José Mourão Lasmar , a coordenadora da Atenção Primária da Saúde, Carolina Cramer Filgueiras Coelho e a referência técnica em dengue do município, Ernani Martins da Costa.

dengue pode ser fatal, mas não pode ser transmitida de uma pessoa para a outra. Os sintomas às vezes se confundem com os da gripe. Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta, fraqueza, dor no corpo e nas juntas, dor de cabeça, dor nos fundo dos olhos. A dengue hemorrágica ainda traz outros sintomas: dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão.

Prevenção 

Para evitar a propagação da dengue é necessário eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Entre as dicas estão: - Preencher vasos de plantas com areia; - Guardar com a boca para baixo as latas, baldes, pote e outros frascos; - Manter as caixas d'água fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro; - Tratar a piscina com cloro; - Guardar os pneus em locais cobertos.

╝ Leia também:
Prefeito Silas  autoriza aumento na tarifa de ônibus Prefeito de Lavras
cancela carnaval
para economizar
Lavras ocupa a 218ª posição em transparência entre municípios de Minas
20/01/16

Postar um comentário

  1. Está na hora de cada cidadão fazer sua parte. Sem picuinhas politiqueiras. Questão de cidadania.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال