Alunos participam de formatura do PROERD em Lavras

O Comando do 8.º Batalhão da Polícia Militar e algumas escolas da rede Pública e Particular de Lavras promoveram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, nos dias 10 e 11 de julho.

Um grande público compareceu à solenidade de formatura dos alunos. A primeira noite de formatura foi uma grande festa que reuniu alunos, professores, instrutores, pais e familiares. Estavam presentes o Comandante da 6ª RPM, Cel PM Giovani de Sousa Silva, o Comandante do 8º BPM, Ten Cel PM Renan Santos Chaves, o Prefeito de Lavras, José Cherem, além do secretariado municipal, autoridades civis, diretores de escolas e personalidades.

Em sua fala, o Comandante da 6ª RPM, Cel Giovani, destacou a importância do programa, salientando a atuação dos militares proerdianos como ferramenta fundamental na implantação de uma consciência ao combate às drogas.

O ponto alto da formatura foi o juramento, momento em que os alunos, agora formados, assumiram o compromisso de atuarem como multiplicadores dos ensinamentos adquiridos no Proerd, resistindo às pressões dos colegas e dizendo “Não as drogas”!

O programa foi aplicado em parceria, sendo direcionado para crianças de 09 a 12 anos. Durante 10 semanas, com uma hora aula ministrada por semana, ao longo de um trimestre letivo; os Instrutores PROERD, Cabo Rodrigues, Soldado Duanes e Soldado Bethânia, auxiliados pela Cartilha PROERD, contaram com a ativa participação dos professores, os quais atuaram como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula.

Durante todo o curso, os alunos da educação infantil e séries iniciais receberam noções de como evitar uso e abuso de drogas licitas e ilícitas e envolvimento em atos de violência.

PROERD

O programa é desenvolvido em mais de 40 países do mundo. No Brasil foi implantado a princípio no Rio de Janeiro e São Paulo de onde se expandiu para os outros estados, a exemplo dos Estados Unidos, que desenvolve o programa em todo o seu território.

O PROERD é desenvolvido em 17 lições, durante seis meses com uma aula de 50 minutos por semana, em que o Instrutor se apóia em uma cartilha, distribuídas gratuitamente para cada aluno. As aulas são dinâmicas, trabalham a auto-estima das crianças tornando-as capazes de valorizar a vida saudável e respeitar o próximo, aprendem técnicas especiais de relaxamento, concentração e dramatização.

O programa é constantemente atualizado e adaptado à realidade de cada cidade, o que determina o seu elevado índice de aceitação pela comunidade e acaba funcionando como um importante elo de aproximação e ligação entre a Escola, a Família e a Polícia Militar.

Em Lavras, o PROERD é desenvolvido em todas as escolas de ensino fundamental.

11/07/17

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال