Iniciativa do deputado Fábio Cherem cria agenda positiva na discussão em torno do moto táxi em Lavras

O deputado Fábio Cherem esteve reunido na tarde desta segunda-feira, dia 28, com os grupos de moto taxistas e moto fretistas para discutir a proposta de implantação do serviço de moto táxi em Lavras.

A série de reuniões foi realizada na sede da Prefeitura Municipal com a participação do prefeito José Cherem, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana, Cintia Cristina Fernandes, a qual está subordinado o Departamento de Trânsito, e de integrantes da Procuradoria do Município.

Profissionais que já atuam no serviço do moto frete na cidade também foram ouvidos pelo deputado Fábio Cherem e pelo prefeito José Cherem
A proposta para a regulamentação do serviço de moto-táxi em Lavras vem ganhando contornos de polêmica na cidade, com direito a abaixo-assinado pela implantação do serviço, manifestações contra e a favor na Câmara Municipal, enquete nas redes sociais e muita conversa de bastidores, o que vem dividindo a opinião pública em torno da questão.

Com iniciativa do deputado Fábio Cherem de reunir-se com os grupos de profissionais diretamente interessados na discussão, criou-se uma agenda positiva em torno do debate, norteando a partir de agora uma negociação proativa entre aqueles que defendem a implantação do serviço e os que contestam a regulamentação da forma como foi apresentada ao público e o próprio Executivo e Legislativo Municipal.

Como resultado, ficou definido que a questão será tema de um debate democrático durante a realização de Audiência Pública para tratar do Plano de Mobilidade Urbana no Município, que deverá ser realizada no mês de outubro com a participação aberta à comunidade, associações, entidades de classe, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar e representantes do Legislativo e Executivo. Será o espaço propício e correto para que todas as partes envolvidas possam apresentar as suas considerações em torno de uma decisão que afeta direta ou indiretamente toda a população.

Durante as reuniões desta segunda-feira, o prefeito José Cherem esclareceu que em nenhum momento houve a negativa por parte do Executivo Municipal em implantar o moto táxi em Lavras. Ele explicou que a decisão em torno da questão parte do princípio soberano da comunidade em ter ou não o serviço na cidade. “A questão do moto táxi em Lavras estará sendo resolvida através da Audiência Pública onde todos terão a sua participação garantida no debate de ideias. Essa era uma decisão que já havia sido tomada desde o surgimento da proposta na mídia, ela faz parte de todo um planejamento em torno da Mobilidade Urbana e do Plano Diretor que estará sendo elaborado para o município. Partindo do pressuposto que a proposta seja aprovada em audiência pública, o município tratará com base numa análise jurídica da atual legislação que regulamenta este tipo de prestação de serviço no país. Não se trata nesse caso da opinião pessoal do prefeito e sim dá vontade da comunidade, que deverá ser manifestada em durante audiência pública”, esclareceu o prefeito.

O deputado Fábio Cherem, por sua vez, ressaltou o cuidado do chefe do Executivo em não tomar uma decisão unilateral em torno da questão, optando pela discussão ampla e democrática junto da comunidade e todas as entidades instituídas do município. “A partir de uma possível implantação do serviço em Lavras, tudo o que decorrer de tal decisão terá o amparo da comunidade, de suas instituições, associações e dos representantes das diversas categorias, e não apenas da pessoa do prefeito. Porque acima das posições pessoais estão os interesses da comunidade, que é para quem a gente trabalha e busca contemplar com as nossas ações enquanto agentes públicos”, enfatizou o deputado Fábio Cherem.

29/08/17

Postar um comentário

  1. Isso pode ser muito perigoso. Todo dia tem acidente envolvendo motociclistas. Acho que o prefeito tem que pensar bem antes de aprovar o serviço de moto taxi.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال