Exposição em São José da Barra relembra criação do Sistema de FURNAS

Uma das principais empresas do Setor Elétrico Brasileiro, Furnas inaugurou em seu Centro de Operação Regional Minas, em São José da Barra , exposição permanente sobre os 50 anos da criação do Despacho de Carga (DECA) da empresa. Voltada especialmente para profissionais do setor, estudantes de engenharia e eletrotécnica, a mostra apresenta a evolução tecnológica da operação do Sistema Furnas por meio de equipamentos e painéis antigos, fotos, vídeos e documentos.


A exposição recria duas salas de operação do Sistema Furnas (a primeira das décadas de 60 e 70 e outra dos anos 80 e 90). E também presta homenagem aos ‘despachantes de carga’, como eram conhecidos os operadores do sistema elétrico no início das atividades da empresa.

Embora a função do despachante de carga exista na empresa desde 1963, quando entrou em operação a primeira unidade geradora da Hidrelétrica de Furnas e seu sistema de transmissão, o DECA tornou-se unidade organizacional de Furnas somente em 1967. Em 1972, com a expansão do Sistema de Furnas, a Divisão de Despacho de Carga deu origem a um despacho central, no Rio de Janeiro, e aos despachos regionais de Furnas, Porto Colômbia (depois transferido para Itumbiara), Jacarepaguá, e, dez anos mais tarde, Campinas.

"Desde a criação do DECA, coube às equipes de operação comandar o funcionamento do sistema elétrico, em situações normais e de emergências, garantindo a segurança dos equipamentos e dos técnicos de manutenção em campo. O avanço tecnológico trouxe uma série de benefícios e melhorias, mas nada disso seria possível se não fosse pela qualificação e comprometimento dos profissionais que atuam nos centros de operação da empresa", declara Luciano José da Silva, gerente do Centro de Operação Regional Minas, unidade que ajudou a formar os operadores dos outros três centros de operação regionais.

A mostra estará aberta ao público, mediante agendamento prévio pelo telefone (35) 3523-4313, e poderá será conferida a partir do dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

20/12/17

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال