-->

FURNAS promove curso para capacitar tripulantes para as balsas em Minas

Novos marinheiros vão trabalhar nas balsas que operam no Lago de Furnas.

O mar de Minas já conta com 30 novos marinheiros para compor a tripulação das 14 balsas cedidas por FURNAS para fazer a travessia entre os municípios de Guapé, Carmo do Rio Claro, Delfinópolis, Alfenas, Três Pontas, Fama e Cristais.

A primeira turma concluiu o curso promovido pela empresa em parceria com Capitania dos Portos de Santos, nesta sexta-feira (26), e os formandos agora estão aptos para entrar em ação. O segundo grupo inicia as aulas no Centro Treinamento de FURNAS, em São José da Barra (MG), no dia 19 de fevereiro. No total, serão 73 pessoas capacitadas para operar as embarcações.

Foi uma semana de muito aprendizado. Conseguimos aproveitar ao máximo as informações passadas pelos instrutores. Fico feliz pela oportunidade de participar desse curso profissionalizante. É mais uma opção de trabalho para todos nós”, disse Eduardo Marcos de Oliveira, marinheiro de Alfenas.

Durante as 37 horas de curso, os treinandos aprenderam sobre segurança e responsabilidades sociais, navegação e manobra da embarcação, construção de embarcações fluviais, estabilidade e manuseio de cargas, e motores propulsor e sistemas auxiliares. O marinheiro auxiliar de convés zela, atraca e desatraca a embarcação, transporta materiais e arruma o barco.

Os alunos foram habilitados para aturarem em situações como prestar primeiros socorros, apagar incêndios de pequenas proporções, fazer reparos simples no motor, e leitura de carta náutica. O grupo se mostrou muito interessado, absorvendo bem as informações passadas pelos instrutores, e terminaram o curso com notas altas”, explicou a coordenadora, Ilva Aparecida Anunciação, da Capitania dos Portos.

A iniciativa faz parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento das regiões em que a FURNAS possui empreendimentos. O curso visa habilitar profissionais, servidores das prefeituras da região, de modo a ampliar o número de pessoas para desempenhar as atividades do dia a dia nas embarcações”, afirma Pedro Macedo, gerente da área de Implantação de Empreendimentos de Geração de FURNAS.

Melhorias na região

Além de promover os cursos para formação de novos condutores, FURNAS também investe na construção dos ancoradouros de concreto para atracação das balsas que fazem a ligação entre os municípios de Cássia e Delfinópolis (MG). As obras começaram em dezembro. O aporte de R$ 4 milhões na pavimentação e ampliação dos atracadouros, que hoje são de terra, vão garantir mais segurança e agilidade no embarque e desembarque de veículos, cargas e pessoas. A previsão é que a obra, executada pela empresa ELIGER, fique pronta em seis meses.

Paralelamente, o projeto de Pesquisa & Desenvolvimento de FURNAS para a construção de uma balsa elétrica já está em fase de montagem, estimando-se a conclusão em 120 dias. Após esta etapa, por se tratar de um projeto inovador, a balsa deverá realizar uma série de testes antes do início efetivo dos serviços na região. A iniciativa ampliará a qualidade do serviço fornecido aos municípios e terá capacidade para transportar 15 veículos leves.

■ Leia também:


26/01/18

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: