-->

Instituições Culturais de São João del-Rei realizam arraiá cultural

Evento acontece no sábado, dia 30 de junho

Instituições Culturais de São João del-Rei realizam arraiá cultural
Museu está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão. Foto: Museu Regional/Arquivo)

A Orquestra Ribeiro Bastos em parceria com a Prefeitura de São João del-Rei, o G.R.E.S. Mocidade de Santo Antônio, a Confraria de São Gonçalo Garcia e com apoio do Museu Regional, apresentam no próximo dia 30 de junho, a Terceira Edição do Arraiá do Zé Maria. O evento será realizado no Largo do Rosário, a partir das 18h, e vai contar com música animada, danças e comidas.

Esta terceira edição traz de volta a tradição das quadrilhas juninas e da cultura caipira, mas também abre espaço para outras manifestações culturais. O evento terá apresentação da quadrilha da Associação de Aposentados e Pensionistas (ASAP) e do projeto “Universidade do Forró”, da Universidade Federal de São João del-Rei, e deixa o espaço aberto para que o público venha não só com trajes típicos da tradição caipira, mas também outros tipos de fantasia.

A intenção também é chamar o público para conhecer as instituições que promovem o Arraiá e, assim, fazer parte de suas demais atividades.

O nome do evento é uma homenagem ao Padre José Maria Xavier, compositor regiode renome nacional e acontece ao redor do busto em sua homenagem, instalado em frente à Igreja do Rosário, no centro histórico de São João del-Rei. Todo o dinheiro arrecadado com as barraquinhas será usado para custear a festa e o restante dividido entre as entidades realizadoras, para fins sociais.

Evento
Arraiá do Zé Maria
Local: Largo do Rosário – Centro – São João del-Rei
Data: 30 de junho de 2018
Horário: 18h.
Sugestão: Traje típico

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

20/06/18

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: