Museu Regional tem programação especial para o Dia do Folclore

sede museu regional
Museu está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão. Foto: Museu Regional/Arquivo)

Entre os dias 20 e 23 de agosto, o Museu Regional de São João del-Rei oferece atividades variadas para a 4ª Semana do Folclore. A programação faz parte do calendário anual da instituição e este ano conta com apresentação com fantoches e uma visita técnica às ruínas de Nhá Chica.

Através das atividades o Museu pretende abordar a temática das “lendas brasileiras”, tanto as são-joanenses quanto as Pataxó, ensinando sobre o folclore brasileiro através de histórias locais, regionais e nacionais.

O calendário de atividades inicia na segunda-feira, dia 20, com uma caminhada às ruínas de Nhá Chica. O trajeto até o distrito de Rio das Mortes tem 18km e os interessados em participar podem entrar em contato através da página do Museu no Facebook ou pelo telefone (32) 3371-7663.

Nos dias 21, 22 e 23 haverá apresentação de fantoches com as lendas indígenas “Amesca” e “Uirapuru” para escolas da rede pública de ensino. Dessa maneira o Museu se apresenta como espaço de educação, interagindo com grupos escolares da rede pública e apresentando aos professores e aos alunos a prática da contação de histórias.

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

16/08/18

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال