-->

Paisagens históricas são tema da nova exposição do Museu Regional

O Museu Regional, a partir de 22 de novembro, recebe a exposição "Espaço Percebido", criada pelo artista plástico José Rômulo Chaves. A mostra apresenta cerca de 12 obras em óleo e acrílico pintadas sobre tela e madeira.

Paisagens históricas são tema da nova exposição do Museu Regional
Foto: Reprodução de tela de José Rômulo Chaves / Divulgação.
Os quadros são representações das cidades de São João del-Rei, Tiradentes e São Paulo durante o século 19. Em telas que chegam a um metro de comprimento, Rômulo busca expressar sua vivência com as paisagens naturais e suas experiências com as regiões urbanas.

Segundo o artista, essa coleção ilustra sua visão própria destes ambientes, suas paisagens pessoais, mas com fortes influências de seus professores, Luciano Maurício e João Quáglia.

Rômulo

Nascido em Coronel Xavier Chaves em 1966, Rômulo começou a pintar há 33 anos. Aluno de Luciano Maurício e João Quáglia, o artista fez sua primeira exposição ainda em 1987 e, desde então, já participou de sete mostras coletivas - com destaque para a Bienal Têxtil da Lituânia, em 2007.
No início de 2018, Rômulo realizou sua primeira exposição individual, no Memorial Dom Lucas, em São João del-Rei.

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço

Período de visitação: de 22 de novembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019.
Horários da sala de exposição temporária:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados e domingos, das 9h às 16h.

15/11/18

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: