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Ingerir líquido durante as refeições aumenta a barriga?

Ingerir líquido durante as refeições aumenta a barriga?

É comum escutar as pessoas falando que beber água enquanto come faz mal para a saúde. Tem gente que acredita que ingerir líquido durante as refeições engorda e outras pessoas pensam que aumenta a barriga. Será que todas essas afirmações são verdadeiras?

O blog de saúde do Ministério da Saúde, conversou com a professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), Nathalia Pizato:

“Nosso estômago consegue dilatar até um litro e meio. Quanto mais a gente come, mais ele dilata. E quanto mais rápido eu como, menor o tempo que o cérebro tem para entender e processar que estou colocando alimento no estômago. Por isso pedimos para as pessoas fazerem as refeições com calma. E o líquido interfere nisso também. Se em uma refeição eu tomo um copo de suco de 500ml, o estômago recebe o volume da comida mais esse meio litro de líquido”, explica Nathalia.

Beber líquidos durante as refeições é mais um hábito social do que propriamente uma necessidade. Além disso, devemos lembrar que outros hábitos importantes auxiliam o processo de digestão, entre eles a mastigação lenta, que poucas pessoas acabam fazendo. O ato, aliás, é atrapalhado se você utiliza algum líquido para “empurrar” a comida.

Além de dilatar o estômago, a informação que vai para o cérebro é de que o volume de alimento no estômago é maior. O líquido é absorvido rapidamente e, pouco tempo depois das refeições, o cérebro pode identificar que você precisa de mais alimentos. A chance de você comer mais da próxima vez é grande.

Quantidade moderada

Se a comida for ingerida em quantidade moderada, juntamente com até um copo americano de líquido, o estômago não vai se dilatar tanto e o organismo desempenhará as funções da digestão corretamente, desde a saciedade adequada até a absorção dos nutrientes.

Segundo Nathalia Pizato, a pessoa pode, sim, beber algo durante as refeições, mas precisa de ter em mente que o excesso pode ser prejudicial para a digestão. “O ideal é que a pessoa seja comedida na quantidade de líquido, assim como é com a comida. Não é legal fazer uma refeição com meio litro de suco, por exemplo. Algo entre 100ml e 200ml não vai gerar problema”, ensina a professora. Além disso, se o indivíduo for ingerir algum líquido é sempre melhor optar pela água.

É recomendável evitar refrigerantes e sucos processados, que são bebidas com uma quantidade muito grande de açúcar. Os sucos naturais de frutas podem ser consumidos sem ou com pouco açúcar, sendo recomendado não adoçá-los. Além disso, atente-se: se você tem sede durante a refeição, isso pode significar uma quantidade excessiva de sal em sua comida, o que também faz mal à saúde.

12/02/19

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