;

Header Ads

230 anos da Inconfidência é foco da Semana Nacional de Museus, em Tiradentes

230 anos da Inconfidência é foco da 17a Semana Nacional de Museus, em Tiradentes

A Inconfidência Mineira, em seus 230 anos, é a abordagem de um dos debates promovidos pelo Museu Casa Padre Toledo, espaço integrante do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, durante a 17ª Semana Nacional de Museus (17ª SNM), de 13 a 19 de maio. Os diversos diálogos e palestras discutem a história da casa do Padre Toledo, a importância do patrimônio e das tradições populares, entre outros temas. Abertas à participação da comunidade, as atividades prometem ser momentos de encontro e formação dos mediadores dos museus, professores e estudantes da região, guias e outros agentes culturais de Tiradentes.

No dia 13, às 14h, abrindo a programação da 17ª SNM, uma roda de conversa com a autora da exposição Água Morta, um projeto documental sobre os impactos da construção de hidrelétricas no país. Este também será o último dia de visitação gratuita da mostra, no Espaço UFMG Cultural Sobrado Quatro Cantos (Rua Direita, 5), das 10h às 17h.

Estão programados diálogos com professores e pesquisadores da UFMG, um deles tratando sobre a casa onde residiu o inconfidente Padre Toledo, além da história dos forros pintados no mundo luso brasileiro. Outro encontro, destaque da programação, irá discutir a memória e o imaginário sobre a Inconfidência Mineira no passado e no presente, simbolizando o ponto de partida de um ciclo de comemoração dos 230 anos do movimento.

A partir da exposição “Frei Vellozo: cientista e editor”, será explorada a trajetória e a produção desse naturalista tiradentino, decorrente de um extenso levantamento da flora no século XVIII. Contando com a parceria e a experiência de pesquisadores residentes em Tiradentes, serão abordadas questões relativas ao projeto Educação Patrimonial, às tradições populares e aos mestres de ofício da região.

A Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), é uma temporada cultural abraçada por instituições museológicas de todo o país em torno de um tema comum, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A edição 2019 traz como tema inspirador da promoção de diálogos a proposta de "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições".

09/05/19

Nenhum comentário