;

Header Ads

Lavras: Cemig promove circuito de eficiência energética na UFLA

Lavras: Cemig promove circuito de eficiência energética na UFLA

Com o objetivo de promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras, a Cemig realiza, em 1º de junho, com alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e voluntários da companhia o evento “Desafio da Energia”. Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento das habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso racional da energia elétrica.

De acordo com o engenheiro de eficiência energética Thiago Batista, da Cemig, o Desafio da Energia faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social que estão sendo integradas ao Programa Energia Inteligente da companhia. “Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e, agora, a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções”, explica.

Ainda segundo Thiago Batista, a proposta também é fruto de uma nova política da Cemig que busca o fortalecimento do voluntariado empresarial, uma vez que o próprio corpo da empresa conduzirá os treinamentos.

Treinamentos com foco em eficiência energética

Formulado em observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, o circuito de eficiência energética levará aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking, imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções. Ao final do desafio, as equipes formadas por alunos serão avaliadas por um júri que premiará a proposta mais criativa e inovadora.

Além do Desafio da Energia, a Cemig realizará, nos próximos meses, treinamentos com a abordagem de ética e eficiência energética e cursos sobre empreendedorismo ainda focados nessa mesma temática.

Eficiência energética no campus da UFLA

A Universidade Federal de Lavras captou, nas Chamadas Públicas dos últimos três anos, recursos superiores a R$ 4,3 milhões para a eficientização do campus. Com as propostas de 2016 e 2017, foram substituídos 33 aparelhos de ar-condicionado e 24.525 mil lâmpadas ineficientes por equipamentos mais modernos.

A próxima etapa, que consiste na execução da proposta apresentada e aprovada junto à Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2018, terá como resultado a substituição de 8.886 mil lâmpadas obsoletas por outras de tecnologia LED, trazendo benefícios às 16 mil pessoas que circulam diariamente na Universidade.

Programa Energia Inteligente

O Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

■ 24/05/19

Nenhum comentário