Dia das Mães: comércio de Lavras espera aumento da demanda

Às vésperas para o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), o comércio de Lavras está otimista para a data, considerada a segunda melhor em vendas, atrás apenas do Natal. Vitrines enfeitadas e anúncios de promoções buscam chamar a atenção dos consumidores que passam pelas ruas da região central da cidade.

 Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) mostrou que a data movimenta 70% das lojas mineiras trazendo impacto positivo nas vendas.  A expectativa é de que a demanda de consumidores aumente a partir desta quinta-feira (9).

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo comércio, que vem acumulando consecutivas perdas neste primeiro trimestre, a expectativa é que o Dia das Mães consiga ajudar a reverter este cenário. De janeiro a março, o setor perdeu 12.247 empregos com carteira assinada em Minas Gerais, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Apesar deste contexto, o estudo da Fecomércio- MG revelou que a maior parte dos lojistas mineiros (56,6%) está otimista com a data e espera crescimento das vendas. Dentre os estabelecimentos que participaram da pesquisa, um total de 8,5% abriram vagas temporárias para atender o aumento da demanda.

Dentre os motivos apontados pelos empresários para a expectativa positiva estão otimismo (27,8%), melhora na economia (19%), valor afetivo da data (12%) e ações da loja (12%). “A comemoração se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente nos segmentos de vestuário, calçados, acessórios, decoração, perfumaria, dentre outros”, aponta o estudo. Na análise do economista da Federação, Guilherme Almeida, outros setores também podem se beneficiar com a movimentação do Dia das Mães. “A data abre possibilidades para o turismo de lazer e serviços em geral, que abrange restaurantes, institutos de beleza, organizações culturais, agências de viagens e rede hoteleira.”

Tíquete-médio

O consumidor mineiro deve gastar, em média, R$ 100 com as compras para o Dia das Mães, e a principal forma de pagamento a ser utilizada deve ser o cartão de crédito, conforme o levantamento da Fecomércio-MG. A pesquisa foi realizada com empresas de todo território mineiro, incluindo a região Sul de Minas.

09/05/19

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال