;

Header Ads

Romeu Zema recebe 102 aprovados pelo Programa Transforma Minas

Romeu Zema recebe 102 aprovados pelo Programa Transforma Minas

Lideranças regionais atuarão em posições estratégicas em quatro áreas: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável


O governador Romeu Zema participou, na manhã desta terça-feira (30), de encontro de boas-vindas às lideranças regionais aprovadas pelo processo seletivo do Programa Transforma Minas. Foram 102 selecionados, que atuarão em posições estratégicas no interior mineiro em quatro secretarias de Estado: de Educação (SEE), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Zema destacou o ineditismo do projeto e a importância de qualificar a gestão pública no Estado e no país.

“O que nós queremos fazer no governo de Minas é montar um time que tenha condição de ganhar o jogo. Vocês têm essa grande missão pela frente, foram selecionados porque passaram por um processo no qual vocês demonstraram que têm capacidade, competência. Isso precisa ser colocado dentro do setor público, que, em países desenvolvidos, é um celeiro de talentos, e é isso que nós precisamos trazer aqui para o Brasil. Temos que valorizar quem é bom. A meritocracia tem que ser vista como solução, como algo que vocês sabem que é justo. Tenho certeza que teremos ótimos resultados”, afirmou o governador.

Romeu Zema, acompanhado dos secretários de Estado das pastas com profissionais selecionados, apresentou aos novos servidores diretrizes de desempenho para os cargos ocupados, expectativas e ações de Governo. O evento tem como objetivo dar início à etapa de desenvolvimento profissional das lideranças regionais, conforme previsto no programa.

Para superintendentes regionais de Ensino, vinculados à Educação, foram nomeados 43 educadores. Na Saúde, foram selecionados 28 superintendentes e gerentes regionais. Na Sedese, 22 diretores regionais de Desenvolvimento Social assumirão regionais. E, por fim, na Semad, foram nove superintendentes regionais de Meio Ambiente selecionados.

O secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, explicou que a missão do programa é melhorar a gestão pública do país, trazendo as melhores práticas que existem no mundo.

“O Transforma Minas é um programa de desenvolvimento das lideranças e avaliação de desempenho, que será aplicado para todas as lideranças do Estado de Minas. Queremos transformar a cultura da gestão de pessoas no setor público, replicar as melhores e mais atualizadas práticas de recursos humanos que existem no mundo e prestar, obviamente, os melhores serviços aos cidadãos”, disse.

Seleção

Após o período de inscrições no Transforma Minas, os candidatos passaram por processo de certificação ocupacional. Os selecionados nesta primeira etapa puderam concorrer em um processo de pré-seleção com diferentes etapas, como avaliação curricular e entrevista por competências. Ao final, para subsidiar a escolha, o Governo Estadual avaliou o histórico dos finalistas para cada regional e ouviu lideranças regionais.

Transforma Minas

O Transforma Minas é um programa coordenado pela Seplag, que seleciona profissionais para posições de liderança no Governo do Estado. Desde o lançamento, em março deste ano, já foram disponibilizadas 138 vagas.

O programa é fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Minas e a Aliança, que reúne organizações do terceiro setor e é formada pelas fundações Brava e Fundação Lemann e pelos institutos Humanize e República, sem contrapartida financeira para o Estado. O Vetor Brasil é parceiro executor do programa, enquanto a Fundação João Pinheiro atua nas etapas de desenvolvimento do servidor. Mais informações sobre o Programa e sobre posições abertas estão disponíveis no site do programa. As informações são da Agência Minas.

Nenhum comentário