;

Header Ads

Inep oferece material gratuito para candidatos para a prova do Encceja

Inep oferece material gratuito para candidatos para a prova do Encceja

Os candidatos que se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 têm à disposição material gratuito. Os objetos são oferecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para estudantes do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Quem irá fazer a prova deve ficar atento, pois a prova será aplicada no dia 25 de agosto. Os locais das provas serão disponibilizados, em breve, no site do Inep, na página do participante.

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para participar é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental; e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio.

O Livro do Estudante elaborado pelo Inep e pelo Ministério da Educação é uma opção de estudo para aqueles que tentarão a certificação escolar por meio do Encceja. Diferentemente dos livros didáticos tradicionais, ele ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame. Cada capítulo explica os conhecimentos que vão avaliar a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo.

Quem está se preparando para o exame também pode estudar por meio de questões já aplicadas no Encceja. O portal do Inep disponibiliza todas as provas de 2017. Para participantes que precisam de recursos de acessibilidade em função de baixa visão, estão disponíveis provas ampliadas e superampliadas.

Livro do Professor – Profissionais envolvidos com a formação de jovens e adultos também têm um material de apoio preparado pelo próprio Inep. O Livro do Professor traz orientações para o trabalho do professor, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Também apresenta as bases educacionais do Encceja, os eixos conceituais que estruturam o exame, as áreas de conhecimento contempladas e as matrizes que estruturam a avaliação. Esse conteúdo também é destacado no Livro Introdutório.

Nenhum comentário