;

Header Ads

Reitores de universidades federais debaterão programa Future-se

Reitores de universidades federais debaterão programa Future-se

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) faz na próxima terça-feira (17), às 14h, audiência pública para debater o programa Future-se, nova proposta do governo para o ensino superior.  O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Roberto Soares Scolforo, foi um dos convidados a participarem do debate.

A audiência foi solicitada pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Chico Rodrigues (DEM-RR) e Flávio Arns (Rede-PR).

O debate será sobre a modificação da estrutura de financiamento das universidades federais. O Future-se amplia a participação de recursos privados como parte das receitas disponíveis às instituições. O contingenciamento de recursos que atinge o setor será outro tema em discussão.

O programa foi lançado pelo Ministério da Educação para promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais, por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo.

Convidados

Além do reitor da UFLA, também foram convidados para participar do debate os reitores da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann; da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Soubhi Smaili; da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Aparecida Machado Hoffmann  e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine.

Também foram convidados os ex-reitores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Sales; da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz; e da Universidade Federal do Amapá (Ufap), Eliane Superti, além do presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino.

A audiência será no plenário 15 da Ala Senador Alexandre Costa, no Anexo II do Senado.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário