;

Header Ads

Museu Regional celebra a Semana da Consciência Negra


Entre os dias 18 a 23 de novembro de 2019, o Museu Regional,localizado na cidade histórica de São João del-Rei, em parceria com outras instituições, realiza a Semana da Consciência Negra. Ao longo de seis dias o Museu irá sediar atividades temáticas como: exposição, sarau, Cine Museu temático, oficina e mais.

Na segunda-feira (18), às 10h, abrindo a semana, a artista Maria de Fátima Loureiro Vasconcelos abre a exposição “SOMOS NÓS – Documentos Retratados”, e participará de uma roda de conversa. A exposição foi inspirada em fontes históricas: registro de batismos, casamentos da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei, fotografias, desenhos e jornais antigos. As obras expressam o incômodo da artista com a cicatriz causada pela escravidão no mundo. Elas nos convidam a refletir sobre a nossa responsabilidade com o passado e as suas consequências sociais no presente. Importante ressaltar que a exposição fica aberta até o dia 01 de dezembro de 2019.

No segundo dia, as artistas Lariella e Jéssica Lemos promovem um debate, abordando a trajetória de mulheres negras na arte. O encontro está marcado para começar as 15h.

Já na quarta-feira, dia (20), um sarau propõe que o público apresente textos, poemas e músicas com temática que valorize a cultura e história dos povos negros no Brasil. O evento começa às 15h ocorre um sarau.

O tradicional programa “Cine Museu” também terá participação especial. Uma edição especial do evento propõe um debate baseado no filme “Bem-vindo a Marly-Gomont”, o longa-metragem de origem francesa retrata a luta do médico, Seyolo Zantoko, que saiu do Congo para trabalhar na França no ano de 1975 e precisa vencer as adversidades para exercer a sua profissão no país europeu. A exibição ocorre no auditório do Museu Regional, às 14h30, no dia (21), quinta-feira.

Utilizando de música e poesia como ferramentas para tratar sobre o racismo, Jackson Guedes promove uma oficina no penúltimo dia da semana, ou seja, na sexta-feira dia (22), às 10h.

Encerrando as atividades, a fotógrafa Beatriz Domingues e a antropóloga Gláucia Buratto oferecem uma exibição de fotografias e histórias capturadas em trabalhos com comunidades quilombolas. A projeção acontece no sábado (23), às 16h.

A Semana da Consciência Negra é um período importante e tradicional para o Museu Regional de São João del-Rei. Nos dias que ocorrem as diferentes atividades, o intuito é refletir a respeito da importância do povo e da cultura afro-brasileira para a sociedade como um todo.

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Nenhum comentário