;

Header Ads

PM lança operações Natalina e Férias Seguras

PM lança operações Natalina e Férias Seguras

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou nesta quinta-feira(28), em todas as regiões de Minas, as Operações Natalina 2019 e Férias Seguras 2020. Cerca de 12.600 militares serão empenhados diariamente nas ruas para garantir a segurança da população no período do Natal, ano novo e janeiro, mês das férias escolares.

Um incremento de 30% a mais no efetivo utilizado rotineiramente no policiamento ostensivo, com a inclusão de militares da área administrativa. Os Comandos de Policiamento Especializado (CPE) e de Aviação do Estado (COMAVE) também integram as operações. Além do aporte maior do efetivo, tecnologias como drones e videomonitoramento serão utilizados pela instituição para potencializar o trabalho dos policiais militares.

Operação Natalina

A ação busca oferecer uma maior segurança à população durante o período de compras nas áreas comerciais e período de festas. Isso porque o aumento da circulação de pessoas e volume de dinheiro eleva também as oportunidades de prática de crime aumentam nesta época do ano.

O período natalino, coincidindo com o período de férias escolares, exigem do sistema de segurança pública, especialmente da Polícia Militar, esforços que visem coibir a ação de infratores da lei que, aproveitando-se do aumento do volume de dinheiro em circulação e da intensificação das compras pela população, valem-se do descuido das pessoas para a prática de atos delituosos.

O Comando do 8º Batalhão da PM, em Lavras, dedica atenção especial, durante esse período de compras e férias, às áreas de concentração de estabelecimentos comerciais e bancários, caixas eletrônicos, vias de acesso aos centros comerciais e à rodoviária, dentre outros locais, devido ao considerável aumento na movimentação de veículos e de pessoas.

Outro fator relevante nesse cenário é o pagamento do 13º salário aos trabalhadores, fato que aumenta o volume de dinheiro no comércio durante as compras de fim de ano. Haverá, portanto, um reforço de policiamento nos locais com maior concentração de agências bancárias.

Além dos policiais militares que atuam rotineiramente no patrulhamento, militares que integram a Administração da Unidade, reforçarão as ações e operações policiais diariamente. Para se alcançar esses resultados, é imprescindível a participação ativa do cidadão, adotando medidas de autoproteção, denunciando situações emergenciais à Polícia Militar, através do telefone 190 ou promovendo denúncias anônimas através do Disque Denúncia 181.

Nenhum comentário