;

Header Ads

Após Carnaval, partidos e políticos devem definir candidaturas nas eleições

Após Carnaval, partidos e políticos devem definir candidaturas nas eleições

As eleições para prefeitos e vereadores acontecem no dia 4 de outubro e, com o fim das festas de Carnaval, os partidos devem começar a definir os nomes dos candidatos que disputam as vagas nos 853 municípios do Estado. Em Lavras há alguns pré-candidatos definidos, mas articulações devem se intensificar agora para que concorrentes viabilizem seus nomes.

Os partidos têm até o dia 4 de abril para terem o registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As legendas têm do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto para realizar as convenções. O nome do candidato deve ser aprovado nessas reuniões e o requerimento de registro de candidato deve ser encaminhado á Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

Prazo também vale para candidatos  à Câmara Municipal

O prazo para a definição de partidos que se finda no dia 4 de abril também vale para aqueles que pretendem disputar uma cadeira na Câmara, o que tem provocado uma intensa movimentação nos bastidores da política da cidade.

A dança de cadeiras deve atingir, inclusive, os atuais vereadores, e vários deles devem aproveitar a janela partidária que se abre no próximo dia 5 de março. Isto porque, conforme as regras eleitorais em vigência, os legisladores municipais têm um hiato de 30 dias antes do prazo final para a definição das filiações e trocar de legenda sem riscos de ter seus mandatos questionados pelas siglas pelas quais se elegeram.

Nenhum comentário