Bispo Diocesano Dom Eudes faz Visita Pastoral a Lavras

O bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, inicia nesta quinta-feira, 12, a sua primeira Visita Pastoral na Paróquia São Sebastião e Comunidade Santa Efigênia, Capela Militar da 6ª Região da Polícia Militar, ambas em Lavras.

Seguindo uma vasta programação, o bispo realizará visitas na a sede do 8º BPM, Upa, Prefeitura, Colégio Tiradentes, escolas, reunirá com os presbíteros, visitará a Casa do Vovô e as dependências da comunidade, além de presidir missas e conduzir celebrações. A visita se estende até domingo, 15.

Visita Pastoral

A Igreja aconselha que o bispo realize pelo menos de cinco em cinco anos uma visita a cada paróquia de sua Diocese para manifestar amizade, partilhar a vida e buscar a ajuda mútua. Esta é a visita pastoral, um momento para o pastor ir ao encontro de suas ovelhas e saber qual a realidade daquele lugar.

Conforme o documento Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, “os bispos regem as Igrejas Particulares que lhe foram confiadas, com conselhos, exortações e exemplos” (LG 27). Assim sendo, está previsto que o bispo cumpra a sua missão, servindo-se também de visitas e cartas pastorais, em ocasiões e circunstâncias especiais para a vida diocesana. A ação faz parte do cumprimento do acordo estabelecido no Cânon, em que o “Bispo deve visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos (Cânon 396,1)”.

* Com informações do Departamento Diocesano de Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال