;

Header Ads

Começou a campanha de vacinação antirrábica em Lavras

Campanha de vacinação antirrábica em Lavras começa nesta segunda

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Lavras começou na segunda-feira, dia 14 e segue até data ainda a ser definida. Este ano a campanha foi formatada em função da pandemia do novo coronavírus e terá um número menor de vacinadores e de postos, porém, com mais dias para atendimento.

A campanha será realizada durante a semana nos PSFs (Programa de Saúde da Família), escolas, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e algumas praças da cidade. 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde, lembra que as pessoas deverão seguir as regras do protocolos de transporte dos animais, como coleira ou guia para cães, caixa de transporte de animais ou saco de pano ou rafia para gatos, além do protocolo de saúde devido a pandemia, uso de máscara e álcool em gel para os transportadores dos animais.

Segundo a prefeitura, a divulgação dos demais dias deverá ser feita semanalmente, pois o calendário poderá sofrer alterações devido a pandemia. Já a vacinação na zona rural será em data ainda a ser marcada.

A raiva

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. Apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.

A doença apresenta dois grupos básicos de transmissão: o urbano e o rural. O urbano ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o rural, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.


Nenhum comentário