16 militares do Grupamento PM MAmb de Lavras participaram do treinamento

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras realizou na manhã desta quinta-feira (10) um treinamento que tratou sobre a atualização dos sistemas digitais do IDE-SISEMA/MG e Google Earth, os quais permitem a caracterização locacional das propriedades, tais como bioma/vegetação, recursos hídricos, critério de localização, dentre outras funcionalidades.
Sistema IDE é uma inovação por parte do Estado de Minas Gerias, que passou a utilizar uma plataforma digital oficialmente para caracterização locacional e georreferenciada do território mineiro.
A abertura e contextualização da instrução foi realizada pelo 1º Tenente PM Ludgero e a instrução técnica foi ministrada pelo Cabo PM Jessé Elísio. Participaram presencialmente do treinamento 16 militares que fazem parte do Grupamento PM MAmb de Lavras. A instrução será compartilhada com os militares nas frações destacadas em Oliveira, Campo Belo, Varginha e Boa Esperança.
Por meio do uso das plataformas, tanto as equipes policiais, quanto o cidadão, terão uma facilidade a mais tanto para fiscalizar, quanto para caracterizar a propriedade.
Os sistemas digitais trarão como benefícios, redução de custos, agilidade nos processos de fiscalização, facilidade de consulta e caracterização dos terrenos, acesso ao banco de dados confiável do Estado, dentre outros. Assim, o fiscal ambiental e o cidadão, têm acesso a informações sistematizadas de fácil acesso.
As Plataformas Digitais estão disponíveis para acesso nós seguintes endereços eletrônicos:
http://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/ e https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html
As informações passadas na instrução permitirão uma prestação de serviço mais qualificada. E com acesso da informação ao cidadão o pleno uso dessas ferramentas. Tais conhecimentos se traduzem numa melhoria da qualidade do atendimento a sociedade e maior efetividade na conservação ambiental.
A instrução seguiu os padrões de segurança sanitária de acordo com normas para prevenção ao COVID-19.
Denúncias e informações de meio ambiente e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail pmambietallavras@gmail.com