LabCovid realiza testagem em servidores do MP em Lavras

LabCovid realiza testagem em servidores do MP em Lavras

A equipe do laboratório de diagnóstico molecular para o enfrentamento à Covid-19 (LabCovid-UFLA) coletou nesta segunda-feira (08),  amostras para testes de diagnósticos de Covid-19 entre os servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais em Lavras.

As ações para testagem de pessoas assintomáticas têm sido feitas em parceria com diversas instituições na cidade, com o objetivo de identificar possíveis resultados positivos, de forma a possibilitar a orientação e o isolamento dessas pessoas, evitando-se a disseminação da doença no município. No MPMG foram colhidas 36 amostras por swab nasal, e as análises (exames tipo RT-PCR) serão realizadas no LabCovid, câmpus da UFLA.

Outras instituições em Lavras que já realizaram testes por meio da parceria com o laboratório da UFLA foram o Lar Esperança e Vida, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, além dos mutirões de coleta realizados na Praça Dr. Augusto Silva. As iniciativas são realizadas em parceria com a prefeitura do Lavras. Ações semelhantes também começaram a ser feitas em outros municípios, como a realizada em Ingaí

De outubro até o momento, o LabCovid já processou 1797 amostras em testes para diagnóstico da Covid-19.


Sobre o Labcovid


O laboratório de diagnóstico molecular para o enfrentamento à Covid-19 foi inaugurado na UFLA em outubro de 2020. Atualmente é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e também realiza diagnósticos de forma independente, em atividades de pesquisa, extensão e assistência. O LabCovid está localizado na Avenida Norte do campus universitário e é um dos contemplados com os recursos obtidos pela Universidade em Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19. 

Para que o LabCovid, vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde (DSA), fosse concluído, muitos departamentos, professores, docentes e técnicos-administrativos da UFLA colaboraram ativamente, como os departamentos de Fitopatologia, Agronomia, Biologia, Medicina Veterinária, Saúde, além das pró-reitorias de Planejamento e Gestão (Proplag), Infraestrutura e Logística (Proinfra), Pesquisa (PRP), Reitoria e Procuradoria Federal.

Fonte: Ascom/UFLA

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem