Bombeiros iniciam Operação Alerta Verde

Bombeiros iniciam Operação Alerta Verde

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio dos comandos operacionais, inicia a Operação Alerta Verde. As atividades preventivas a serem realizadas durante o período pré-estiagem têm o intuito de minimizar os impactos dos incêndios em lotes vazios, a partir da orientação à população. A ação segue as diretrizes estabelecidas no Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem do Corpo de Bombeiros.

Serão realizadas vistorias em lotes vagos a fim de verificar as condições dos mesmos para prevenção de incêndios, haja vista que o período de estiagem se aproxima. A correta manutenção dos lotes, também evita a proliferação de animais peçonhentos. Essa operação tem também o objetivo de incentivar os proprietários de lotes a fazerem a devida limpeza de suas propriedades.

Os resultados das vistorias serão informados ao poder público municipal, que deverá atuar de acordo com a legislação vigente.

A operação também busca fortalecer a integração com as prefeituras, por intermédio da Defesa Civil e demais secretarias para o desenvolvimento do trabalho relativo à fiscalização dos lotes vagos.

De acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres (1991 a 2012), os incêndios florestais são desastres naturais relacionados à intensa redução das precipitações hídricas. Segundo dados estatísticos do CBMMG, em Minas Gerais, os incêndios em vegetação, todos os anos, são alvos de ações preventivas, sendo o fogo em lote vago e pasto a principal ocorrência registrada na região.

Historicamente, no período entre abril a setembro, a baixa umidade relativa do ar e a falta de chuvas no estado elevam a incidência de propagação rápida de incêndios florestais, daí a necessidade de ações para evitá-la.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال