Polícia Civil promove mutirão de coleta de DNA para ajudar na procura de desaparecidos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) integra, esta semana, a campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, realizada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Para intensificar o trabalho já realizado, a PCMG promove um mutirão, a partir de hoje (14/6) até sexta-feira (18/6), em diferentes regiões do estado. A proposta da ação é facilitar a busca de pessoas desaparecidas, a partir do incremento de informações no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Podem participar familiares (no mínimo dois) em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos e o genitor do filho do desaparecido; e irmãos – no caso de filhos e irmãos, quantos forem possíveis. A recomendação de coleta em pessoas com esse grau de parentesco visa à maior efetividade do cruzamento de dados do doador e do desaparecido.

Para doar, basta ir a um dos 24 locais de coleta espalhados pelo estado, das 8h às 18h, portando o Registro de Evento de Defesa Social (Reds/boletim de ocorrência) do desaparecimento e um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira profissional ou carteira de trabalho). O procedimento é simples e indolor, o swab bucal: passa-se uma espécie de esponja no interior da boca do familiar e são retiradas células da mucosa.

Os pontos de coleta em Minas Gerais estão localizados no Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, em Belo Horizonte, e também nas cidades de Barbacena, Betim, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Ouro Preto, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha e Vespasiano.

Ponto de coleta em Lavras:

Delegacia Regional de Polícia Civil (anexo) - Rodovia BR-265, 215, bairro Serra Verde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال