Produção do projeto Contos Locais se reúne com educadores de Lavras

 

Produção do projeto Contos Locais se reúne com educadores de Lavras

O projeto Contos Locais, que está em sua quarta edição, traz na agenda de 1º de setembro mais uma atividade virtual, uma videoconferência com educadores da rede pública de Lavras.

“O evento tem como propósito apresentar o Contos Locais para esse grupo com o detalhamento de cada etapa do projeto”, comenta Éderson Caldas, que assina a produção executiva e coordenação geral do Contos Locais.

Outras reuniões já foram realizadas remotamente com a equipe de produção do projeto e educadores de Lavras, décima cidade a ser contemplada com a iniciativa.

“Inicialmente, nos reunimos com representantes da secretaria de educação, diretores e supervisores pedagógicos das escolas municipais para expor o projeto, as ações previstas, como serão desenvolvidas. Agora, vamos estender essa apresentação a todos os educadores que participarão do Contos Locais. O próximo passo será elaborar um cronograma de atividades”, antecipa Éderson Caldas.

Por meio do projeto, será produzido um livro trazendo histórias da cidade coletadas na comunidade por alunos do município orientados pelos professores para essa atividade. Dessa forma, estudantes irão a campo garimpar as histórias da cidade e seus personagens, registrar os casos e, depois, produzir os textos que vão integrar o livro Contos Locais, assim se conta em Lavras.

Outras ações irão incorporar o projeto, com objetivo de estimular a sensibilização das pessoas para ouvir, pensar e sentir histórias. Os contos serão ilustrados, gravados em áudio e disponibilizados no Youtube/Contos Locais.

Os livros serão distribuídos gratuitamente no município.

 “Uma forma de valorizar e divulgar a cultura, as histórias e as tradições orais de Lavras, contribuindo para as práticas educacionais no estímulo à leitura e conhecimento da história local”, enfatiza Éderson Caldas

O Contos Locais é uma realização da MC Produção e Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Expresso Nepomuceno e Mart Minas. 

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