Copasa realiza manobras para garantir abastecimento de água em Lavras

Por meio de nota à imprensa, divulgada nesta sexta-feira (10), a Copasa informou que o longo período de estiagem vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão dos mananciais Rio Grande e Ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, prejudicando o abastecimento da cidade de Lavras.  Além disso, em períodos de altas temperaturas e baixa umidade, o consumo de água tende a se elevar.

A Copasa realizou diversas obras para melhorar o fornecimento de água na cidade, como: melhorias na captação do Rio Grande, Ribeirão Água Limpa e Ribeirão Santa Cruz; construção de cerca de 2 mil metros de rede de distribuição de água para atender a região norte da cidade; implantação de dois reservatórios secundários e substituição de mais de 9 mil metros de rede de distribuição de água, com a transferência de ramais prediais.

 Ainda segundo a empresa, apesar de todas as medidas operacionais adotadas, está ocorrendo intermitência no abastecimento em diversas regiões da cidade.  Para minimizar o problema neste período mais crítico, a Copasa está realizando manobras de registros e ajustes de pressão em sua malha de distribuição, visando garantir o abastecimento das regiões impactadas no decorrer do dia.

 A Copasa solicita atenção especial da população de Lavras sobre a necessidade do uso racional da água por parte da população, atitude importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca.

 Atitudes simples podem fazer grande diferença, por exemplo:  

  • Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;  
  • Tomar banhos rápidos;  
  • Molhar plantas com regador e não com a mangueira;  
  • Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;  
  • Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;  
  • Reutilizar a água da máquina de lavar.  

 São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال