Governo de MG libera vacinação de adolescentes contra Covid

Governo de MG libera vacinação de adolescentes contra Covid

Depois de a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciar que seguiria a orientação do Ministério da Saúde de não vacinar adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19, o chefe da pasta, Fábio Baccheretti, disse, nesta sexta-feira (17), que o estado liberou a imunização deste grupo.

Segundo o secretário, Minas Gerais vai seguir o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que afirmou nesta quinta-feira (16) que não há "evidências" que justifiquem a alteração da recomendação para uso do imunizante da Pfizer em todos os adolescentes de 12 a 17 anos.

O posicionamento da Anvisa diverge do Ministério da Saúde, que limitou a vacina somente a adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou privados de liberdade, em nota informativa publicada na quarta-feira (16).


"Ontem recebemos com muita surpresa essa nota técnica do Ministério da Saúde, ela foi emitida na noite de quarta-feira sem discussão com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os secretários estaduais e municipais e a Anvisa. A Anvisa reafirmou que a vacina é segura para os adolescentes e, diante disso, o estado de Minas Gerais está liberando, pela deliberação que já existia, a vacinação de todos os adolescentes. Não existe nenhuma restrição técnica para a vacinação", afirmou Fábio Baccheretti.

Segundo ele, a imunização dos adolescentes vai depender do envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Os municípios que tiverem doses suficientes podem seguir com a aplicação.


Fonte: G1

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem