Receita Federal e UFLA firmam parceria para descaracterização de TV Box apreendidas

Receita Federal e UFLA firmam parceria para descaracterização de TV Box apreeendidas

Em mais uma parceria inovadora com a Receita Federal, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), juntamente com outras sete instituições que fazem parte do projeto “Além do Horizonte”, irá desenvolver soluções para a destinação de milhares de equipamentos de TV Box apreendidos todos os anos em operações contra produtos eletrônicos pirateados.

O TV Box utiliza um sistema operacional inteligente que desbloqueia TV via satélite. Os equipamentos ilegais que entram no Brasil são modificados na fábrica para receber o sinal de canais de TV por assinatura ou plataformas de streaming restritas, de forma ilegal. Após a descaracterização das peças, as instituições parceiras poderão desenvolver projetos para a reabilitação humana, gravador de imagens de vídeo para monitoramento de segurança, sistema de câmera corporal (bodycam), sistema de câmeras em viaturas (drivecam) e sistema de atendimento para o Sistema Único de Saúde.

O reitor em exercício da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, lembra que as parcerias entre instituições públicas só trazem benefícios à sociedade. “Somos instituições públicas e que muitas vezes não conversam. Para que isso ocorra são necessárias iniciativas e, portanto, precisamos de pessoas. Esse projeto pode abrir portas para diferentes áreas do conhecimento. Este é apenas o início. Podemos avaliar juntos qualquer demanda da Receita. Estamos abertos a buscar soluções, além disso, é preciso integrar as universidades a outros órgãos públicos em torno de um objetivo em comum, em prol dos cidadãos”.

O subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal do Brasil, auditor-fiscal Moacyr Mondardo Junior, disse estar impressionado com a parceria feita com a UFLA, e acredita que ainda há um grande potencial a ser desenvolvido. “A destinação da TV Box apreendida é um grande problema para nós, e se tornou uma solução inovadora. Esse é o poder da parceria”.

Para o coordenador Geral de Programação e Logística da Receita Federal do Brasil, auditor-fiscal Onassis Simões da Luz, é uma grande satisfação ver como as instituições como a UFLA têm se reinventado e buscado soluções. 

“Essa parceria que temos não deixa de ser uma solução. Vejo aqui colegas servidores públicos que fazem a diferença naquilo que estão fazendo. A UFLA nos deixou as portas abertas e temos bastante a colaborar na entrega de valores e resultados para a sociedade”, afirma Onassis Simões.


Além da UFLA e da Receita Federal, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas), a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são parceiras na iniciativa.

Na UFLA, o “Projeto Além do Horizonte” conta com a cooperação mútua de docentes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Materiais, além de técnicos e estudantes da Universidade.


Fonte: Ascom  UFLA

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem